Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar divulga Relatório Anual de Atividades

Geral

Unespar divulga Relatório Anual de Atividades

Geral

por publicado: 29/12/2023 21h17 última modificação: 04/01/2024 21h52

Em 2023, professora Salete Machado Sirino e professor Edmar Bonfim, completam três anos à frente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), como reitora e vice-reitor. Diante de diversos avanços entre 2021 e 2022, 2023 também foi marcado por novidades e melhorias para a instituição.

Na apresentação do relatório anual de 2023, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, destaca:

"Neste 29 de dezembro de 2023, concluímos o 3º ano à frente da reitoria da Unespar. Chegamos a 75% de nossa gestão, tendo pela frente mais um importante ano de trabalho. Em respeito à comunidade acadêmica da Unespar, a cada dia 29 de dezembro, temos publicado um relatório com a síntese das principais ações realizadas pela equipe que integra a reitoria.

É notório o volume de atividades, ações, projetos, realizações, estudos e conquistas, resultado do trabalho de todos e todas nós. Apesar de inúmeras dificuldades e dos desafios, atuamos de forma incansável tendo como premissa uma gestão democrática, articulada com os campi. Caminhamos muito, ampliamos a democratização do acesso e a promoção da permanência estudantil. Para isso, ampliamos, consideravelmente, o quantitativo de bolsas, nas mais diversas modalidades. Neste ano, chegamos a quase 2 mil estudantes bolsistas, o que corresponde a 20% de nossos estudantes matriculados na graduação e na pós-graduação.

Nestes três anos, atravessamos momentos difíceis, lutamos contra a desvalorização da ciência, da arte e da educação pública. Amparamos nossos cursos com orientação técnica segura e enfrentamos com firmeza os desafios da permanência estudantil no ensino superior público brasileiro, agravados pela pandemia de Covid-19, que aprofundou as desigualdades econômicas e sociais, em especial para estudantes trabalhadores e trabalhadoras de nossa Universidade.

Dentre as grandes conquistas, resultantes de lutas históricas, estão as nomeações de 76 agentes universitários(as) e 58 docentes que passaram a integrar o corpo de agentes e docentes efetivos da Unespar. Para se ter uma ideia do que essas nomeações representam, quando assumimos a gestão, em 29 de dezembro de 2020, a Unespar contava com, apenas, 115 agentes universitários(as) efetivos, para atuar nas mais distintas áreas administrativas e pedagógicas, para o atendimento de mais de 10 mil estudantes, matriculados em 72 cursos de graduação – bacharelado e licenciatura – e em 11 cursos de pós-graduação, oferecidos por sete campi, sediados em seis cidades: Apucarana,  Campo Mourão,  Curitiba,  Paranaguá,  Paranavaí e União Vitória. Ou seja, diante desta realidade, esta gestão atuou junto às instâncias governamentais em prol da realização de concursos públicos.

Embora nossa Universidade seja considerada a instituição de ensino superior público mais jovem do estado, nossa história abarca a existência de décadas de nossos campi. Por essa razão, somos chamados à responsabilidade para prover demandas de manutenção e reformas prediais, de imóveis, com décadas de existência e, até então, alguns em condições precárias. Nesse sentido, estamos num amplo processo de licitações tanto para contratação de projetos quanto para a efetiva manutenção e reformas prediais, elétricas, de prevenção e combate a incêndio e com vistas à acessibilidade.

Neste ano, nossos campi receberam projetores, computadores e notebooks novos e de excelente qualidade, câmeras, instrumentos musicais, cortinas para as salas de aulas, laboratórios e estúdios. São ações fundamentais que interferem diretamente na qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por nossos cursos de graduação e pós-graduação. Com essas aquisições, pudemos resolver uma defasagem histórica de falta de equipamentos, inclusive, para o setor administrativo. Nossos sete campi também receberam, neste mês de dezembro, um veículo sedan novo, para atender prioritariamente atividades de pesquisa e pós-graduação, bem como ações extensionistas. Também foram adquiridas uma van e uma camionete para atendimento das demandas das pró-reitorias.

Melhorar a infraestrutura é apenas um dos desafios que enfrentamos. Outros desafios na área acadêmica estão sendo vencidos, com a construção de políticas cujas proposições visam atender a comunidade acadêmica e, também, ampliar o contato da Universidade com a comunidade onde está inserida. Os programas e projetos desenvolvidos pela Unespar, no ensino, na pesquisa e na extensão, foram valorizados com a concessão de bolsas e pela oportunidade de integração promovida pelos eventos nos campi e fora deles.

O respeito pelas produções locais, pelo processo de amadurecimento da Universidade, com respeito às particularidades de cada campus, tem potencializado nossas conquistas reconhecidamente pelas agências de fomento, seja para o ensino, a pesquisa e a extensão, sem deixar de lado a cultura, que tem se destacado na realização de ações para a construção de uma política institucional de arte e cultura da Unespar.

No âmbito da extensão, o aumento do número de ações em todos os campi, com a implementação das Ações de Curricularização da Extensão nos cursos de graduação favoreceu a discussão e a reflexão sobre o papel social da universidade na construção de uma sociedade mais democrática e cidadã, que se preocupa com a formação integral de seus estudantes.

A escuta atenta às demandas manifestas por estudantes, agentes e docentes tem sido priorizada por toda equipe da reitoria, fortalecendo ações que primem por uma formação humana capaz de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Estamos ampliando o incentivo à inovação, ao fortalecimento da internacionalização, ao estabelecimento de laços com instituições congêneres nacionais e internacionais, respeitando a força da pluralidade das sete faculdades que constituíram a Unespar, e a importância histórica que possuem na geração de valores sociais, econômicos, culturais e artísticos para as diversas regiões do estado do Paraná e para o Brasil. Assumir a gestão de uma Universidade multicampi e multirregional, situada nas principais regiões do estado, nos impõe ações que visem à integração, ao desenvolvimento e ao fortalecimento de cada campus que compõe a Unespar. Por isso, a equipe da reitoria e pró-reitorias realiza ações que visam compreender a realidade de cada campus, partilhando projetos e integrando ações com respeito às particularidades de cada um.

De acordo com dados da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Unespar é a terceira Instituição Estadual de Ensino Superior (IEES) do Paraná em número de estudantes. Atendemos 13 mestrados e um doutorado (aprovado neste ano); 78 cursos de graduação, dos quais: 75 cursos de bacharelado e licenciatura e três tecnólogos em Loanda, vinculados ao campus de Paranavaí. Somos a Universidade pública do estado que mais forma docentes da rede de ensino básico. Defendemos a formação humana, ética e profissional de qualidade para todas as pessoas, com princípios de solidariedade, justiça, inclusão social e democracia.

Nesse sentido, importante destacar o trabalho de nossos Conselhos Superiores – de Planejamento, Administração e Finanças (CAD); Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e Universitário (COU) –, que nos permitiu avançar de forma objetiva com a aprovação de importantes documentos institucionais, e também ampliaram a garantia de direitos de pessoas de nossa comunidade acadêmica".

No contexto da transparência e do respeito à nossa comunidade acadêmica, apresentamos, a seguir, um breve relato destacando as principais ações da equipe da atual gestão da reitoria que, nestes três anos, alcançou muitos objetivos, transformando a Unespar em um exemplo de Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RELATÓRIO DE 2023

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RELATÓRIO DO BIÊNIO 2021 E 2022

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RELATÓRIO DE 6 MESES DE GESTÃO