Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar do campus de União da Vitória fortalece inclusão e acessibilidade com o projeto Rede Incluir

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 20/08/2024 10h18 última modificação: 20/08/2024 10h36

O projeto Rede Incluir, idealizado no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é uma iniciativa que visa consolidar e ampliar as ações de inclusão, acessibilidade e direitos humanos, conectando ensino, pesquisa e extensão. Coordenado pelos professores Sandra Salete e Everton Crema, o projeto atua como um polo que reúne diferentes iniciativas desenvolvidas ao longo de doze anos, organizando-as de forma mais estruturada e integrada.

A professora Sandra, que atualmente também coordena o curso de Direito no campus, destaca que o Rede Incluir é fruto de uma avaliação dos resultados obtidos por diversos projetos ao longo dos anos, evidenciando a necessidade de criar um espaço centralizado que facilite o acesso da comunidade às iniciativas da universidade. Essa análise também levou à constatação de que havia uma demanda crescente por iniciativas que abordassem de maneira integrada as necessidades da educação inclusiva e os desafios trazidos pelas novas tecnologias.

O Rede Incluir é resultado de mais de uma década de estudos e práticas acumuladas na interface entre educação, direito e inclusão. "O campus de União da Vitória tem um histórico de mais de doze anos trabalhando em espaços coletivos com pesquisas, ensino e extensão voltados para a educação especial e a inclusão. O Rede Incluir é, de certa forma, o amadurecimento dessas iniciativas, consolidando tudo o que foi feito em um projeto único e abrangente", destaca a professora. Um dos projetos centrais que compõem essa iniciativa são as pesquisas ligadas ao Profei – Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva –, que também está sob a coordenação de Sandra e Everton, além da professora Cláudia, do curso de Pedagogia.

Ainda, o Rede Incluir articula outros projetos que recebem financiamento da Fundação Araucária, CAPES e CNPq. Esses projetos, que abrangem desde pesquisa científica até práticas de extensão, estão agora conectados dentro de uma estrutura que potencializa seu alcance e impacto social. “Nós estamos criando um espaço de diálogo e articulação que envolve toda a comunidade acadêmica, desde os alunos de graduação até os mestrandos do Profei, e que se estende para além dos muros da universidade, impactando diretamente a sociedade”, explica a professora Sandra.

O projeto está estruturado em três núcleos principais: o núcleo formativo, o núcleo jurídico e o núcleo de tecnologias. O núcleo formativo se concentra na capacitação de professores, educadores e profissionais da educação em temas relacionados à inclusão e acessibilidade. Já o núcleo jurídico, ligado ao curso de Direito, busca criar uma ponte entre a universidade e a comunidade no que tange aos direitos das crianças, adolescentes e suas famílias, especialmente no campo da educação inclusiva. “Nós entramos em contato com o Ministério Público com outra parceria que já temos com o Cejusc, ambos focados em ações voltadas para a criança, o adolescente e suas famílias. Essas parcerias são fundamentais para o projeto”, ressalta a professora. Por fim, o núcleo de tecnologias está voltado para a inovação e o uso de ferramentas tecnológicas que possam facilitar o processo educacional inclusivo.

Sandra aponta que o Rede Incluir não é apenas uma extensão dos projetos existentes, mas uma evolução que visa criar uma ponte contínua entre o conhecimento produzido na universidade e as necessidades reais da comunidade. “Nós estamos fortalecendo o papel da universidade pública, que é de levar para a sociedade o conhecimento que produzimos com tanta qualidade e rigor científico. O Rede Incluir é uma forma de a Unespar cumprir seu papel social, oferecendo respostas para os desafios da educação inclusiva”, afirma a professora Sandra.

O impacto do projeto já pode ser percebido nas parcerias estabelecidas e no diálogo que ele promove entre a universidade e a comunidade. “A Unespar, em União da Vitória, já tem uma relação de mais de sessenta anos com a educação básica na região. Agora, com o Rede Incluir, estamos ampliando esse diálogo e trazendo novas perspectivas, como as do bacharelado em Direito, para contribuir com as demandas da sociedade”, acrescenta a professora.

Em resumo, o Rede Incluir representa uma nova fase de integração e impacto social para o campus de União da Vitória. Ele articula ensino, pesquisa e extensão de maneira inovadora e estruturada, criando um polo de inclusão que serve como referência na promoção de direitos, acessibilidade e inovações educacionais. “É a universidade cumprindo seu papel de transformar conhecimento em benefício social”, conclui a professora Sandra.

registrado em: , ,