Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e UEM apresentam espetáculo “Opereta Forrobodó” em parceria acadêmica e artística

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 02/09/2024 14h42 última modificação: 02/09/2024 14h42

Dia 10 de setembro, o Auditório Mário Schoemberger, localizado no Campus Curitiba I -Embap/Unespar, será palco do espetáculo cênico-musical “Opereta Forrobodó”, uma iniciativa do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em conjunto com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Curitiba I – Embap. O evento contará com duas apresentações, às 14h e às 20h30, e a entrada é gratuita.

“Opereta Forrobodó” é uma comédia musical, originalmente classificada como uma burleta de costumes cariocas em três atos, com texto de Luís Peixoto e Carlos Bettencourt, e música composta por Chiquinha Gonzaga. Esta obra, que estreou em 1912, é conhecida por sua irreverência e crítica social, retratando a vida cotidiana do Rio de Janeiro no início do século XX com humor e sátira.

O espetáculo integra o Projeto de Extensão “Técnica e Interpretação para o Canto Lírico” da UEM, envolvendo disciplinas como Laboratório de Canto I, II, III e IV. Esta será a primeira vez que os três atos da opereta serão apresentados integralmente, proporcionando uma experiência completa do trabalho de Chiquinha Gonzaga. A produção é liderada por uma equipe de professores: Prof. Dr. John Kennedy Pereira de Castro (UEM), coordenador geral, orientador e responsável pela direção musical; Dra. Cinthia Ruivo da Silva (UEM), orientadora e pianista correpetidora; Me. Pedro Carlos de Aquino Uchôa (UEM), responsável pela direção cênica; e Esp. Camila Patrícia Santiago Serafim (UEM), orientadora. O elenco é composto por acadêmicos dos cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura), Artes Cênicas e Medicina, além de membros da comunidade externa que participam do projeto de extensão.

O projeto visa promover o intercâmbio acadêmico e artístico-cultural entre os estudantes das duas instituições, oferecendo uma oportunidade para troca de experiências e aperfeiçoamento no ensino e performance do canto. A professora Polyane Schneider Hochheim, coordenadora do curso de Bacharelado em Canto da Unespar/Campus Curitiba I-Embap, enfatiza a importância dessa aproximação para o desenvolvimento do perfil profissional dos cantores. “A parceria entre as duas instituições fortalece não apenas o ensino, mas também a vivência artística dos nossos alunos,” destacou a coordenadora. O professor John Kennedy de Castro, da UEM, destaca que a interação entre alunos de diferentes cursos e instituições é fundamental para o crescimento artístico e acadêmico. “É através dessas trocas que nossos estudantes podem realmente compreender a amplitude e a profundidade da arte que estão estudando,” afirmou o professor. O projeto também abrange a participação da comunidade externa, promovendo a inclusão e a valorização do cantor em diversos contextos sociais.

A coordenação do evento está a cargo da Profª Dra Polyane Schneider Hochheim, da Unespar, campus Curitiba I - Embap, e do Prof. Dr. John Kennedy Pereira de Castro, da UEM. O espetáculo “Opereta Forrobodó” representa um esforço colaborativo significativo entre a UEM e a Unespar, promovendo a arte e a cultura através da música e do teatro. Este evento oferece ao público a oportunidade de apreciar uma obra clássica brasileira, com a interpretação de jovens talentos e a orientação de professores qualificados.

A apresentação do espetáculo “Opereta Forrobodó” é um esforço conjunto entre acadêmicos e professores, promovendo a arte e a cultura na comunidade. Para mais informações entre em contato com a professora Polyane, no email: polyane.hochheim@unespar.edu.br.

Serviço:

Evento: “Opereta Forrobodó”

Data: 10 de setembro

Horários: 14h e 20h30

Local: Auditório Mário Schoemberger, Unespar, campus Curitiba I - Embap - R. Barão do Rio Branco, 370 - Curitiba

Entrada: Gratuita

registrado em: ,