Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar, em parceria com a UFPR e o IFPR, incentiva conscientização e sustentabilidade dos oceanos

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 04/10/2024 10h32 última modificação: 04/10/2024 10h32

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), está envolvida em um projeto inovador que visa à promoção da sustentabilidade dos oceanos. Intitulado "Coalizão pela Década do Oceano: Rede de Ciência, Tecnologia e Construções Coletivas para o Fortalecimento da Sociedade Paranaense e do Oceano", o projeto tem como objetivo desenvolver e fortalecer ações colaborativas que promovam a ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável.

O projeto busca incentivar a divulgação científica, promover ações em rede e integrar ciência, sociedade e gestão pública. Desde 2019, diferentes grupos dessas instituições vêm se engajando em ações de divulgação das pesquisas científicas realizadas, com o intuito de apoiar políticas públicas e processos de gestão territorial sustentáveis. Essas iniciativas visam aproximar a ciência da sociedade, promovendo a valorização do oceano e dos conhecimentos científicos como ferramentas de transformação social.

A relevância desse projeto se dá pela sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, especialmente no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. O oceano, com sua biodiversidade e recursos, desempenha um papel crucial na manutenção da vida no planeta, fornecendo oxigênio, alimento e contribuindo para a segurança alimentar de bilhões de pessoas. No entanto, a falta de conhecimento sobre a importância dos oceanos e o impacto das ações humanas na sua sustentabilidade ainda é uma realidade para muitos brasileiros.

Para mudar esse cenário, o projeto engloba diversas ações educativas e de divulgação, voltadas para a comunidade acadêmica, escolas públicas, sociedade em geral e tomadores de decisão. Entre as iniciativas estão a produção de conteúdos digitais e audiovisuais, a realização de eventos acadêmicos e fóruns abertos, e a promoção de ações educativas curriculares e extracurriculares.

A Dra. Cassiana Baptista Metri, do Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares da Unespar, explicou o objetivo do projeto da Coalizão, que surgiu como uma iniciativa da UFPR e foi aprovado em uma chamada de projetos de divulgação científica do CNPq. “A ideia é fazer a divulgação científica juntando as três instituições de ensino superior que atuam aqui no litoral, principalmente com ações atreladas à Década dos Oceanos. O objetivo é levar o conhecimento sobre o oceano a todos os públicos, o máximo possível”, ressaltou.

Além disso, a Dra. Cassiana destacou o reconhecimento do projeto pela Unesco: “O projeto está na página oficial da Década dos Oceanos. Para nós, é uma grande oportunidade de divulgar a Unespar e o que fazemos aqui, especialmente no contexto das pesquisas realizadas no entorno de Paranaguá. Participamos de diversas ações de divulgação, como um podcast filmado na UFPR Litoral e um curso para a Escola de Governo do Estado do Paraná, que ficou gravado e disponível permanentemente. O curso abordou aspectos ecológicos, sistemas, desafios e questões socioambientais da nossa região, o que foi muito positivo”.

Paralelamente, a professora Franciane Pellizzari, do colegiado de Ciências Biológicas, do campus de Paranaguá da Unespar, coordena um projeto também voltado para a Década dos Oceanos, intitulado “A Unespar e a Década dos Oceanos  (ONU 2021 - 2030) : ações de sensibilização acadêmica e divulgação científica no litoral do Paraná, Atlântico Sul”. Ela explicou o escopo de sua iniciativa: “O projeto que coordeno tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância dos oceanos. Lançada pela ONU há três anos, a Década dos Oceanos busca estimular uma cultura oceânica, destacando a importância do oceano para a nossa alimentação, o fornecimento de combustíveis fósseis e a regulação climática. Nosso projeto promove ações para que as pessoas compreendam que o oceano é essencial não apenas pelo peixe que consumimos, mas pelo ar que respiramos e pela regulação do clima”.

Franciane também comentou sobre o papel de sua equipe na promoção da Década dos Oceanos: “Nós, na universidade, temos a responsabilidade de disseminar essa mensagem, usando plataformas como o Instagram para alcançar um público mais amplo. Nossa meta é aumentar o conhecimento sobre a importância do oceano e estimular a conscientização pública”.

Em suma, os projetos coordenados por Cassiana e Franciane ilustram a importância da colaboração entre instituições de ensino para a preservação ambiental e a promoção da sustentabilidade. Ambas as iniciativas têm como objetivo engajar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, buscando construir um compromisso coletivo pela proteção dos oceanos e promovendo a conscientização sobre a relevância deste recurso vital para a vida no planeta.

Para mais  informações, acesse o perfil do Décado dos Oceanos da Unespar e o site.

registrado em: ,