Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar empossa mais 28 servidores

Unespar empossa mais 28 servidores

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 02/11/2023 09h37 última modificação: 02/11/2023 15h19

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou, na última sexta-feira (27), a solenidade de posse de 19 docentes e nove agentes universitários/as que atuarão nos campi de Campo Mourão, Paranavaí e Reitoria. A atividade faz parte do cronograma de posse das/os 98 servidoras/es nomeadas/os no dia 5 de outubro por meio dos Decretos 3.579 e 3.580, publicados no Diário Oficial do Estado (DIOE) n° 11.517.

NOMEAÇÕES CLIQUE AQUI

DIÁRIO OFICIAL CLIQUE AQUI

Até o momento, já tomaram posse, 43 servidoras/es que atuarão nos campi de Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Apucarana e no Escritório Operacional da Reitoria. Na quarta-feira (1°) também aconteceu a última solenidade de posse deste cronograma, no campus de União da Vitória.

A reitora, Salete Machado Sirino, ressaltou a relevância da Unespar lutar pela necessária ampliação do corpo de agentes e docentes efetivos, uma vez que é a terceira maior Instituição Estadual de Ensino Superior (IEES), que conta em seus sete campi com mais de 10 mil estudantes. Nas palavras da reitora “todas e todos nós atuamos em prol do ensino, da pesquisa e da extensão, e por meio do nosso trabalho acadêmico contribuímos com a formação de estudantes, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Nosso trabalho possibilita novos horizontes pessoais e profissionais para milhares de pessoas e, juntos, construímos uma sociedade mais justa e igualitária. Por esse motivo, estas nomeações e posses são tão importantes, motivo pelo qual, expressamos nosso agradecimento ao secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, por todo empenho para a autorização das vagas de concursos públicos para agentes e docentes e na tramitação para homologação e nomeação de 98 novas/os servidores para a Unespar”.

Para a diretora do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos, “tivemos a honra de acolher os/as novos/as docentes e agentes para o campus de Paranavaí aprovados em concurso público, expectativa de anos para nossa Universidade. Sabemos que a construção da Unespar que desejamos, passa pelo fortalecimento da equipe de docentes e agentes universitários, por isso o momento da posse é emocionante e gratificante para todos nós”.

O diretor do campus de Campo Mourão, João Marcos Borges Avelar, reforça que essa conquista “representa uma luta de muitos anos a favor da construção de uma IEES comprometida com políticas de inclusão e de qualidade em todas as ações realizadas. Com a chegada desses docentes, certamente será possível ampliar nossas ações de pesquisa e extensão, além de fortalecer nossas ações de ensino. Tenho certeza que todas e todos serão pessoas comprometidas com a Unespar e com o desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico dos/as nossos/as estudantes e de nossa região. Agradeço também o esforço incansável da nossa Reitora e do nosso Pró-reitor de Gestão de Pessoas em prol dessas nomeações”.

Desde 2022, a Unespar já nomeou 36 agentes universitárias/os para atuação nos campi e na reitoria. Somando-se as/aos 98 nomeadas/os, a Unespar contará com 134 novas/os servidoras/es efetivas/os. Também estão em processo de convocação, com vistas à nomeação, mais 29 agentes universitárias/os, por meio da ampliação de vagas do edital n° 060/2022, e mais 36 professoras e professores, por meio da ampliação de vagas do edital n° 032/2022.

Ambas as cerimonias contaram com a participação da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; do pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), Valderlei Garcia Sanches, de forma remota; chefes de divisões dos campi de Campo Mourão e Paranavaí, coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, agentes, docentes e familiares dos/as atuais empossados/as.

Também estiveram na solenidade do campus de Campo Mourão, o diretor e vice-diretora do campus, João Marcos Borges Avelar e Ceres América Ribas; o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, João Henrique Lorin; O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Adalberto Dias de Souza e a chefe da Divisão de Recursos Humanos, Maria Angela Facco.

Para a posse do campus de Paranavaí e Reitoria, marcaram presença, a diretora e vice-diretor do campus, Maria Antonia Ramos Costa e Elias de Souza Júnior; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena Fernandes; a pró-reitora de Administração e Finanças (Praf), Helena de Oliveira Leite; os diretores de Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), João Egídio da Silva, de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Adão Aparecido Molina e de Ciências da Saúde (CCS), Maria Teresa Fávero; e a chefe da Divisão de Recursos Humanos, Sonia Francisco Soares