Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar finaliza curso de capacitação "Autoconhecimento e Habilidades Sociais" para Agentes Universitários

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 05/09/2024 13h23 última modificação: 05/09/2024 13h23

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e com o apoio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), concluiu recentemente o curso de capacitação e aperfeiçoamento "Autoconhecimento e habilidades sociais". Este curso, ministrado pela psicóloga Silvia Beatriz Margarido, foi direcionado aos agentes universitários da instituição e oferecido na modalidade a distância síncrona. Com uma carga horária total de 24 horas, o curso foi estruturado em oito aulas realizadas sempre às sextas-feiras, às 14h. As inscrições foram abertas até o dia 20 de maio e realizadas exclusivamente on-line, com um link para a sala virtual sendo disponibilizado por e-mail aos inscritos.

Os encontros, de 24 de maio a 16 de agosto, iniciaram com a aula "Segurança psicológica". Seguindo o cronograma, os participantes trataram de temas como: valores pessoais, posicionamento em situações desafiadoras, confiança e respeito nas relações interpessoais, administração do stress, aumento de foco e produtividade, atenção plena e comprometimento com a melhoria contínua.

Com 187 inscritos no total, o curso alcançou uma média de 120 agentes universitários conectados ao vivo em cada aula síncrona. Para a certificação, foram consideradas não apenas as horas de conversa durante as aulas, mas também as atividades extras que os participantes desenvolveram durante ou após as sessões.

A realização deste curso promoveu o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ambiente de trabalho e a melhoria das relações interpessoais dentro da instituição. Com temas relevantes e uma abordagem prática, o curso "Autoconhecimento e habilidades sociais" destacou-se como uma importante iniciativa para o aprimoramento profissional dos agentes universitários da Unespar.

O Programa de Formação e Capacitação para Agentes Universitários foi criado em 2022 e visa contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos agentes universitários que atuam na Unespar. As ações da universidade gravitam em quatro esferas – ensino, pesquisa, extensão e gestão, as quais precisam estar totalmente integradas para que todas elas se desenvolvem com eficiência e, nesse ambiente, também é essencial observar os relacionamentos interpessoais e a qualidade de vida dos servidores.

registrado em: , ,