Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar firma convênio com Universidade de Kielce, na Polônia

Unespar firma convênio com Universidade de Kielce, na Polônia

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Momento da assinatura do termo de cooperação

Momento da assinatura do termo de cooperação

Cooperar em programas científicos e educacionais é o objetivo do termo de cooperação firmado entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia. Os reitores das instituições, professores Antonio Carlos Aleixo e Stanislaw Adamczak, formalizaram a parceria no sábado, 29, em solenidade realizada no campus de Curitiba II.

Segundo Aleixo, reitor da Unespar, a cooperação permitirá elevar o nível científico e educacional das duas universidades. “Esse é mais um importante convênio que firmamos que promove e intensifica relações amigáveis entre a Unespar e outras instituições de Ensino Superior”, comenta.

O termo tem validade de cinco anos e é voltado para as áreas de Economia, Informação e Tecnologias da Comunicação, Ciências Ambientais, Logística, Transporte, Negócios e Administração. Entre as opções de ações a serem realizadas estão a organização de conferências científicas, publicações científicas conjuntas em periódicos, cooperação no desenvolvimento da equipe acadêmica, realização de projetos e intercâmbios acadêmicos e de equipe administrativa.

A parceria faz parte das ações Escritório de Relações Internacionais da Unespar e integra a política de internacionalização da universidade. “O primeiro contato com a Universidade Tecnológica de Kielce ocorreu em fevereiro. Mesmo num momento conturbado, início da primeira greve dos professores, foi possível estabelecer horizontes profícuos”, lembra a assessora de Relações Internacionais da Unespar, professora Gisele Onuki.

Também estiveram presentes na assinatura o assessor de relações internacionais da universidade polonesa Ryszard Maj, o padre Kazimierz Dlugosz e membros da gestão da Unespar.

Universidade de Kielce – Durante a assinatura, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a universidade parceira. Atendendo cerca de 10 mil alunos, a instituição possui mais de 50 especialidades. Entre os destaques apontaram a qualificação do corpo docente, os laboratórios equipados para o desenvolvimento das pesquisas, o fato de possuírem uma das mais modernas bibliotecas técnicas computadorizadas do país e um dos melhores Centros de Tecnologia de Metais a Laser.

A Universidade de Kielce é ainda uma das mais antigas na região em que está localizada e é continuadora da tradição da primeira Universidade Técnica da Polônia, a Escola Mineiro-Acadêmica, fundada em 1816.