Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar fomenta internacionalização e debate oportunidades de intercâmbio

Unespar fomenta internacionalização e debate oportunidades de intercâmbio

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 28/08/2024 10h49 última modificação: 28/08/2024 16h01

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu três eventos internacionais, nos dias 20 e 26 de agosto, com a presença de professores da Argentina, Angola, França e Canadá. As atividades promoveram trocas culturais, interatividade com os profissionais estrangeiros e conhecimento acerca de intercâmbios.

No dia 20 de agosto, o campus de Paranaguá recebeu a visita do professor da Universidade do Quebec, em Montreal, Carey Nelson. Durante todo o dia, o convidado participou de eventos com a comunidade acadêmica, treinou, de forma remota, instrutores e coordenadores do programa Paraná Fala Inglês (PFI), conversou com estudantes sobre multiculturalismo, bilinguismo e cultura canadense. As atividades são uma iniciativa do programa Paraná Fala Idiomas, do qual Carey Nelson tem sido parceiro ao longo dos últimos cinco anos.

Na segunda-feira (26) o campus de Curitiba II/FAP recebeu, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), o evento Intercâmbio Acadêmico e Científico entre a Unespar e a Universidade de Luanda (UniLuanda), com a presença do reitor da UniLuanda, da Angola, Alfredo Gabriel Buza, que segue em Missão na Unespar até o dia 30 de agosto, e do professor da Universidade Nacional da Patagônia Austral (UNPA), Argentina, Jorge Kulemeyer. Na atividade os docentes incentivaram o intercâmbio entre as instituições e a Unespar e comentaram as experiências do primeiro ano da pós-graduação lato sensu Internacional em Conhecimentos e Associações entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique, da qual a Unespar também faz parte e tem como coordenadora a professora Aurea Andrade Viana de Andrade.

Ainda na última segunda-feira a professora Veronique Perruchon, da Universidade de Lille, na França, foi convidada pelo Laboratório de Iluminação Cênica (Labic), por meio da coordenadora Nadia Moroz Luciani, para a abertura do segundo semestre letivo do curso de bacharelado em Artes Cênicas do campusde Curitiba II. A atividade teve como objetivo discutir a história e estética da iluminação cênica, análise crítica do espetáculo, e dramaturgia da luz, além de oportunizar trocas de experiências entre a docente e os estudantes. Em visita à Unespar, a professora também participou de um encontro do projeto de extensão Atelier de Théâtre e de reuniões de trabalho do projeto RaLum, uma parceria das duas instituições que trará à Unespar uma estudante de doutorado em mobilidade no segundo semestre.

Essas parcerias internacionais visam fortalecer os laços entre a Unespar e as instituições, promovendo o intercâmbio científico e linguístico. Em consonância com essas atividades, começa hoje (28) o III Seminário de Internacionalização. O evento é organizado pelo ERI e tem a co-participação do Comitê de Internacionalização (Comint). Para participar e conferir a programação, acesse o link abaixo.

SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CLIQUE AQUI