Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar inicia cronograma de posse de 98 novos/as servidores/as

Unespar inicia cronograma de posse de 98 novos/as servidores/as

por Marina Santos Daum publicado: 20/10/2023 16h31 última modificação: 20/10/2023 16h31

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou, no dia 18 de outubro, no auditório Antonio Melilo, no campus de Curitiba II/FAP, o primeiro encontro do cronograma de posse das/os 98 servidores nomeados no dia 5 de outubro por meio dos Decretos 3.579 e 3.580, publicados no Diário Oficial do Estado (DIOE) n° 11.517. Nesta solenidade, ocorreu a posse de 11 docentes e 10 agentes, que atuarão nos campi de Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP e no Escritório Operacional da Reitoria. Até o dia 1° de novembro, serão realizadas mais cinco cerimônias, nos demais campi da Unespar, a fim de empossar mais 77 servidores/as.

NOMEAÇÕES CLIQUE AQUI

DIÁRIO OFICIAL CLIQUE AQUI

A solenidade contou com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona; da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; do diretor do campus de Curitiba I/Embap, Marco Aurélio Koentopp; da diretora do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Nascimento Ansay; da diretora estadual de Recursos Humanos e Previdência (DRH), da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), Ruth Duarte Menezes; e, de forma remota, do pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), Valderlei Garcia Sanches.

O secretário deu boas-vindas aos/às novos/as servidores/as que passam a integrar o sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior. “A nomeação desse expressivo número de servidores/as, tanto docentes quanto agentes universitários para a Unespar, representa o compromisso do governador Ratinho Júnior, com a estruturação das nossas universidades estaduais, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Lei Geral das Universidades (LGU), uma lei que equalizou o sistema e que deu condições ao pleno serviço da autonomia da gestão universitária. A minha mensagem é de acolhida aos novos/às docentes e agentes universitários, que se sintam em casa e com o dever de contribuir para o desenvolvimento do estado do Paraná, trabalhando para o bem da ciência, da tecnologia e do ensino superior”.

A reitora ressaltou a luta das universidades públicas em prol da realização dos concursos públicos. “Em 2021 tínhamos, apenas, 111 agentes universitários efetivos para atender sete campi, com mais de 10 mil estudantes, com sedes em seis cidades:  Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Desde que assumimos a gestão da reitoria, colocamos em pauta a necessária ampliação do quadro de agentes e docentes efetivos para a Unespar." A reitora expressou o agradecimento ao secretário da Seti, professor Aldo Bona, pelo fundamental apoio para que esse momento se tornasse possível. Também estendeu os agradecimentos às equipes da Progesp e da Comissão Permanente de Processo Seletivo (CPPS), pela dedicação, empenho e celeridade na realização dos concursos e na tramitação do processo para homologação e nomeação dos/as novos/as servidores/as.

Desde 2022, a Unespar já nomeou 36 agentes universitárias/os para atuação nos campi e na reitoria. Somando-se aos/as 98 nomeados/as, a Unespar contará com 134 novos/as servidores/as efetivos/as. Também estão em processo de convocação com vistas à nomeação, mais 29 agentes universitárias/os, por meio da ampliação de vagas do edital n° 060/2022 e mais 36 professoras e professores, por meio da ampliação de vagas do edital n° 032/2022.

Além das autoridades, também estiveram presentes na solenidade de posse: a chefe de gabinete da reitoria, Ivone Ceccato; a assessora técnica do gabinete da reitoria, Glaucia Orlandine; a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Marlete da Silva Schafrath; a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andréa Sério Bertoldi; as direções dos centros de área dos campi de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, Deborah Alice Bruel Gemin, Ana Lúcia Vasquez e Rosemeri Rocha; coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, agentes, docentes e familiares dos/as atuais empossados/as.

Confira as datas e locais das próximas cerimônias de posse:

Campus de Paranaguá: 23 de outubro, às 15h30

Campus de Apucarana: 26 de outubro, às 16h30