Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar lança repositório institucional

Geral

Unespar lança repositório institucional

Geral, Pesquisa

Objetivo é divulgar e democratizar acesso à ciência produzida pela Universidade
por Fábio Candido dos Santos publicado: 04/02/2025 15h37 última modificação: 04/02/2025 15h37

Está em operação, desde o final de janeiro, o Repositório Institucional (RI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), plataforma digital que armazena e disponibiliza a produção técnica, científica e cultural da instituição.

Abrigando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unespar, cuja regulamentação foi definida pela Resolução 042/2024 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o RI viabiliza a divulgação da produção intelectual da Universidade, além de promover a livre colaboração e disseminação do conhecimento entre pesquisadores no âmbito do tripé ensino-pesquisa-extensão.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Thaís Gaspar Mendes da Silva, afirmou que a plataforma “era aguardada com muita expectativa por ser classificada nos critérios de avaliação dos programas stricto sensu como função relevante na avaliação dos cursos”.

Já o reitor em exercício, Carlos Alexandre Molena Fernandes, destacou que a criação do RI “representa uma grande conquista para a Unespar”, além de “ser uma ferramenta estratégica para as universidades públicas, contribuindo para preservação e democratização do acesso à produção científica, técnica e cultural gerada pela instituição”.

Molena também comemorou o fato de a Unespar, com a plataforma, ampliar sua visibilidade e reputação, exercendo a missão social da instituição: “É uma satisfação implantarmos nosso repositório institucional, que não é apenas técnico, mas um compromisso com a ciência cidadã, a memória acadêmica e a função social da universidade pública”.

No momento, a plataforma, gerenciada pelo DSpace, software aberto de construção e manutenção de repositórios institucionais, procede ao cadastramento das dissertações de mestrado enviadas pelos programas de pós-graduação. A ideia é fazer o trabalho de forma decrescente, disponibilizando as mais novas – elaboradas em 2024 – e seguindo anualmente até as mais antigas, defendidas em 2015.

O RI também receberá contribuições da Editora da Universidade Estadual do Paraná (Edunespar), de revistas científicas e cursos de graduação, colocando à disposição das comunidades interna e externa livros, artigos, trabalhos de conclusão de curso, videoaulas e filmes.

No futuro, novas funcionalidades da plataforma estarão disponíveis, como a divulgação das estatísticas de acesso, a assinatura de coleções de dissertações que permitem o recebimento de informações específicas sobre assuntos determinados, além da interação com as comunidades interna e externa por meio das redes sociais.