Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unesco, Unespar e mais seis universidades Estaduais promovem evento contra racismo

Geral

Unesco, Unespar e mais seis universidades Estaduais promovem evento contra racismo

Geral

por Marina Santos Daum publicado: 10/09/2021 10h22 última modificação: 10/09/2021 10h23

As universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná (Unespar) e do Centro-Oeste (Unicentro) participaram nessa quinta-feira (9), do lançamento da campanha “Universidades Estaduais do Paraná na luta contra o racismo”, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Evento faz parte da 2ª Campanha de Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina e segue com ações a serem desenvolvidas até o mês de novembro de 2021.

O objetivo do evento é fortalecer a luta, as ações contra o racismo e a inclusão dos conhecimentos das populações historicamente excluídas nos currículos acadêmicos.

Participaram da mesa de abertura o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG, Ione Jovino, e o diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e professor do Departamento de História da UEM, Dalton Aparecido Felipe.

A transmissão do evento aconteceu pelo canal Oficial UEPG, no YouTube.

CANAL NO YOUTUBE CLIQUE AQUI 

Na programação da campanha que irá até o mês de novembro está prevista, de forma remota, a realização do 2° Seminário Ações Afirmativas no Ensino Superior: desafios e possibilidades, que contará com palestras, minicursos e oficinas; além do 2° Seminário sobre o racismo estrutural e institucional nas Instituições de Ensino Superior: racismo, antirracismo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com palestras e rodas de conversa.

Também é organizado um webinário sobre história e resistência da população negra e indígena no Paraná, e terá como palestra principal a “História, resistência e protagonismo da população negra no Paraná e no Brasil”.

As oficinas e palestras serão transmitidas pela plataforma Google Meet.

As inscrições para participar destes eventos serão divulgadas próximas às datas.

 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

 www.facebook.com/UnesparOficial

 www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

 www.youtube.com/unesparaovivo