Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar marca presença em Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional

por Marina Santos Daum publicado: 17/10/2024 16h59 última modificação: 17/10/2024 16h59

A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), Juliane D’almas, representou a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional, promovida pela European Association for International Education (EAIE), em Toulouse, na França, entre os dias 17 e 20 de setembro.

Este é um dos maiores eventos da área de educação internacional e acontece todos os anos no continente europeu, sendo o ponto de encontro de universidades, centros de estudos, empresas que trabalham com intercâmbios e agências de fomento. Neste ano, mais de 250 instituições marcaram presença.

Foi a primeira vez da Unespar nesta Conferência e de acordo com a diretora, foi “uma oportunidade importante para estreitar relações com instituições parceiras e conseguir novas parcerias. Também foi uma ótima chance de levar o nome da instituição para o conhecimento das universidades estrangeiras”.

Além dos laços internacionais, o encontro possibilitou o estreitamento de laços entre universidades brasileiras, uma vez que a Unespar esteve presente no stand da Associação Brasileira para Educação Internacional (Faubai). “Foi possível trocar ideias e aprender sobre práticas de internacionalização que acontecem nas demais Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente com aquelas que possuem um processo de internacionalização mais consolidado”, explana Juliane.

Na oportunidade, a diretora também participou de encontros organizados pela Faubai com parceiros, como o encontro entre a Campus France e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde foram divulgadas atividades realizadas nos últimos anos entre os países e apresentadas as prospecções de parcerias para os próximos anos. A Capes também detalhou sobre um novo programa de incentivo à internacionalização das IES brasileiras, o Programa Capes Global, em substituição ao Programa Capes Print.

Juliane espera que os contatos estabelecidos durante a Conferência possam resultar em novas parcerias, nacionais e internacionais, para a Unespar.

registrado em: , ,