Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar marca presença no evento Hausmusik Virtual

Unespar marca presença no evento Hausmusik Virtual

por Marina Santos Daum publicado: 16/09/2021 23h29 última modificação: 05/07/2022 08h30

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba I/Embap, marcou presença no Hausmusik Virtual – “HausMusik Brasil: Visible Voices & Invisible Sounds – The Musik within the Family! vídeo produzido para a inscrição no processo seletivo de grupos de performance que farão parte da programação oficial da 35ª Conferência Mundial de Educação Musical (ISME) que acontecerá em 2022, na Austrália.

A família nuclear da professora e flautista Tatiane Wiese Mathias, a família do professor, compositor e maestro indigenista, João José (AWAPOTY) e o grupo institucional “Artes Belas”, marcaram a participação da Unespar no vídeo.

João José, apresentou uma composição em Guarani, letra e música de sua autoria: a música Mainoi (Beija-flor). O grupo de flautas doces “Artes Belas” apresentou um repertório de música brasileira. Este conjunto musical foi criado em 2017 pela professora Tatiane Wiese Mathias com o objetivo de trabalhar a música de câmara para flauta doce de diversos períodos da história da música com jovens e adultos.

Ainda entre as famílias participantes, também está a Família Tânia Barth de Lucca, artista salmista, pianista formada pela Unespar, campus Curitiba I/Embap, que hoje exerce intensa atividade vinculada à Catedral da cidade de Nova Esperança, no norte pioneiro do Paraná. A Scavonne Ensino Musical, escola de música vinculada ao Auditório Cabral em Curitiba, teve sua presença registrada com a participação de duas Famílias, Família Maria Ignez e Geraldo Teixeira.

Para conferir o vídeo da apresentação, acesse o link disponível abaixo

APRESENTAÇÃO CLIQUE AQUI

Projeto Hausmusik Brasil

O Projeto Hausmusik Brasil: Recitais em Família é um Projeto de Fomento da atividade musical presencial na vida cotidiana das famílias que tem o seguinte lema:  “Transformando a sala de estar das residências em um Palco Temporário para a Arte” e é estruturado em três pilares: o “Palco Afetivo”, a interatividade artística e o intercâmbio de artistas de diferentes backgrounds.

No termo “HausMusik” (em alemão, música doméstica) -  HAUS -  a casa, a família vem em primeiro lugar; assim também como no Projeto “Haumusik Brasil” que prioriza a família, importância também resguardada no programa impresso de cada evento onde a foto da família, com seus integrantes, introduz o programa artístico a ser apresentado. O Projeto Hausmusik Brasil representou a Unespar, campus Curitiba I/Embap, nas Conferências Mundiais da China (2010) e da Grécia (2012). A seguir, o link do vídeo inscrito e selecionado para 33ª Conferência Mundial da ISME / Azerbaijão (2018). Neste vídeo, a artista homenageada foi a professora pianista Henriqueta Duarte (1926/2020).

33ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DA ISME / AZERBAIJÃO (2018) CLIQUE AQUI