Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa da 1ª Conferência Científica da Universidade de Luanda na Angola

Geral

Unespar participa da 1ª Conferência Científica da Universidade de Luanda na Angola

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 13/06/2023 10h33 última modificação: 13/06/2023 10h33

A 1ª Conferência Científica , com o tema “Agir no Presente para Garantir uma Cultura de Investigação Científica e Inovação no Futuro”, realizada de 23 a 26 de maio, na Universidade de Luanda, em Angola, contou com a participação das representantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar): chefe de gabinete da Reitoria, Ivone Ceccato; Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar, Rosimeiri Darc Cardoso, e diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, Nádia Moroz Luciani.

O convite foi feito pelo reitor, Alfredo Gabriel Buza, com o objetivo de estreitar os laços entre as duas instituições e consolidar as relações internacionais iniciadas a partir da realização do Seminário Internacional Conexões Sul-Sul, realizado pela Unespar, em Curitiba, em 2022.

As representantes da Unespar abriram as atividades das mesas redondas no dia 24 de maio, com três participações: A gestão de uma Universidade no Brasil e no Paraná, incluindo a estrutura administrativa da Unespar com seus 7 campi, Pró-reitorias e Conselhos Superiores, proferida por Ivone Ceccato; A Extensão Universitária na Unespar, projetos e atividades nesse setor e o processo de Curricularização da Extensão, proferida por Rosimeiri Darc Cardoso, e A Internacionalização na Unespar, projetos e atividades para alavancar o processo na universidade a nível internacional, com foco para as Cooperações Sul-Sul e o Convênio entre a Unespar e a UniLuanda, proferida por  Nádia Moroz Luciani,. A mesa foi mediada pela docente Esperança Ferraz e teve a participação da pró-reitora para Cooperação, Intercâmbio e Parcerias da UniLuanda, Ilda Kussumua, com a fala “Perspectiva e Desafios da Internacionalização da UniLuanda”.

Paralelamente à Conferência, foi realizada a 1ª edição da Feira de Empreendedorismo, Inovação, Ciência e Tecnologia com exposição de projetos, trabalhos acadêmicos e produtos criados pelos estudantes dos diferentes institutos que compõem a UniLuanda, bem como uma exposição de artes, concursos e eventos associados. A comissão julgadora do concurso das propostas apresentadas foi composta por Rosimeiri e Nádia, e pelo professor Adolfo Oliveira da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento teve ainda uma feira gastronômica com produtos e pratos típicos da região, incluindo um projeto de empreendedorismo no ramo, que foi realizado por estudantes da UniLuanda.

Além das representantes da Unespar, ainda integravam o quadro de convidados internacionais, o professor Adolfo Oliveira Neto, da UFPA, o professor Martin Venter, da Universidade de Stellenbosch e o professor David Phabo, da Universidade Tecnológica da Península do Cabo, ambas na África do Sul.

O encontro foi muito rico pelas experiências acadêmicas e culturais compartilhadas, considerando ainda as visitas e reuniões de trabalhos que foram possíveis realizar nos intervalos entre as atividades previstas na conferência. Tais encontros visaram a continuidade dos projetos em parceria entre a Unespar e a UniLuada, já delineados e encaminhados em visitas prévias do reitor e da docente Juliana Canga, gestora do convênio por parte da UniLuanda.

A fala sobre extensão universitária da pró-reitora, Rosimeiri Darc Cardoso, ilustrada com exemplos de projetos sociais e de inovação desenvolvidos na Unespar, revelou-se inspiradora para o corpo docente e discente da UniLuanda, que manifestou o interesse em reproduzir algumas das experiências.

Na visita realizada às instalações da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda (FArt), Nádia Luciani teve a oportunidade de conversar com parte do corpo docente e discente do curso de Teatro, compartilhar experiências quanto à reformulação do currículo dos cursos de licenciatura em Teatro e bacharelado em Artes Cênicas da Unespar, além de vislumbrar, junto aos/às presentes, algumas possibilidades de trabalhos e projetos em parceria.

No âmbito administrativo, foi possível detectar boas oportunidades de trocas e aprendizados mútuos relacionados à gestão acadêmica, registros informatizados e certificações, além do comprometimento do reitor da UniLuanda com a mobilidade discente (seleção por mérito em andamento), docente (4 professores já selecionados para programas de mestrado na Unespar) e de agente universitária (Sedulúria de Melo) responsável pelos registros e diplomas na UniLuanda.

Nadia também realizou uma reunião com os professores Yuri Agostinho e Rômulo Rosa, responsáveis pelo andamento de três importantes projetos em desenvolvimento entre as duas instituições: curso de especialização envolvendo e Unespar, a Administração Postal das Nações Unidas (UNPA) na América Latina,a UniLuanda e a UniLicungo na África; a seleção e mobilidade de docentes da UniLuanda para capacitação em dois dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unespar e a mobilidade da professora Rosimari Brack, da Unespar, para ministrar a disciplina da Foniatria no curso de Música da UniLuanda.

A missão das representantes da Unespar, na Universidade de Luanda revelou grandes potencialidades de internacionalização, sobretudo no que tange à cooperação Sul-Sul, não apenas com a UniLuanda, mas também com as demais instituições presentes, que manifestaram interesse em novas parcerias e projetos de internacionalização.

A partir do contato presencial,  deverá ser dado seguimento não apenas aos projetos já previstos ou em andamento entre as instituições, mas igualmente a novas proposições de parcerias em ensino, pesquisa e/ou extensão, por meio do intercâmbio virtual e presencial de estudantes, docentes e agentes, as quais seguem agora os trâmites formais e necessários para seus desenvolvimentos.