Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa de Aula Inaugural do curso de Especialização em Atendimento Socioeducativo

Geral, pesquisa

por publicado: 14/06/2024 14h26 última modificação: 14/06/2024 14h26

Foi realizada no último dia 11, na Escola de Educação em Direitos Humanos de Curitiba, a aula inaugural do Curso de Especialização em Atendimento Socioeducativo, lato sensu, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e desenvolvido em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná (SEDEF) e Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJU).

O evento, que ocorreu de forma híbrida, contou com a presença da Reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Carlos Alexandre Molena Fernandes, da coordenadora da Universidade Virtual do Paraná, professora Maria Aparecida Crissi Knüppel, da coordenadora geral do curso, professora Maria Ivete Basniak, do Campus de União da Vitória, e dos secretários de Estado, Aldo Bona (SETI), Rogério Carboni (SEDEF) e Santin Roveda (SEJU), além das equipes técnicas das secretarias envolvidas.

A aula, que contou com mais de 400 pessoas acompanhando a transmissão ao vivo, teve a apresentação do curso pela coordenadora pedagógica, professora Keila Pinna Valensuela, do campus de Paranavaí, e a aula com o tema “A lógica do juvenicídio e os desafios da socioeducação” foi ministrada pela professora Andrea Pires Rocha (UEL) e mediada pelo professor Leonardo Carvalho de Souza (IFPR, Ivaiporã).

Desde 2017/2018, profissionais da SEDEF e SEJU idealizaram este curso, buscando somar esforços para sua concretização. O curso recebe um investimento de quase 2 milhões de reais pelo Programa Paraná Seguro em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É uma iniciativa do próprio governo do Estado do Paraná em qualificar os servidores públicos estaduais e dos municípios de todas as regiões do território paranaense e que atuam com medidas socioeducativas em meio aberto e fechado. É uma demanda legítima, que tem relevância técnica e social, pois garante o direito da equipe de desenvolver suas habilidades e competências profissionais, elevando o nível de suas carreiras e sobretudo dos/das adolescentes e suas respectivas famílias para receberem um atendimento humanizado.

O curso possui duração de 12 meses, na modalidade a distância, por meio da Plataforma Moodle e conta com uma metodologia dinâmica, conciliando teoria e prática nos conteúdos de suas dez disciplinas, e reunindo uma equipe qualificada, que conta com nove docentes, pesquisadores e profissionais com experiência na área, com título de mestres e doutores, estudiosos das temáticas que envolvem o curso: socioeducação, adolescências, juventudes, famílias, direitos humanos e sistema de garantia de direitos.

Os quase 800 alunos(as) terão aulas, orientações e atividades avaliativas com acompanhamento sistemático e permanente de cerca de 60 professores mentores das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, provenientes de diversas regiões do Brasil. O encerramento do curso deve contar com a socialização das vivências na socioeducação por meio da realização de um seminário com apresentações dos trabalhos finais e a seleção de produções científicas e relatos de experiência, que posteriormente serão reunidos em um e-book do curso.

Para maiores informações, acessem as páginas do curso:

Unespar: https://prppg.unespar.edu.br/pos-graduacao/lato-sensu/curso-de-especializacao-em-atendimento-socioeducativo

UVPR: https://www.uvpr.pr.gov.br/sedef/