Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa de evento internacional sobre apresentação do questionário de Tendências na Educação Superior

Geral

Unespar participa de evento internacional sobre apresentação do questionário de Tendências na Educação Superior

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 20/05/2022 16h19 última modificação: 05/07/2022 08h32

A Universidade Estadual do Paraná (Unepar), por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Proepdh), participou nesta terça-feira (17) do evento de apresentação do questionário sobre Tendências na Educação Superior na América Latina (Tresal). A atividade aconteceu na Universidade de Barcelona, de modo híbrido.

Durante a apresentação, foi abordada a proposta de coletar dados de uma maneira sistemática sobre as principais tendências institucionais da Educação Superior na América Latina e no Caribe para colocá-los em disposição para a consolidação do Espacio de Educacion Superior Latinoamericano y Caribeño (ENLACES).

Para a Reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a representação da Universidade junto às demais Instituições  da América Latina e Caribe é importante para os processos de integração e promoção das relações inter-regionais necessárias ao crescimento e fortalecimento Unespar.

O questionário Tresal foi apresentado pelo Presidente do ENLACES e Diretor executivo da Association of Colombian Universities (ASCUN-Colômbia), Oscar Domínguez; Diretor acadêmico geral da Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior (ANUIES-México), Jesús López Macedo; diretor do Laboratorio de Internacionalización de la Educación  (LINED) Argentina e membro do Capítulo Sul América da OBREAL Global, Daniel Antenucci; Ministro da Educação da República Argentina e Presidente Pro Tempore do Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Jaime Perczyk; Diretor executivo da Fundação Internacional EU-LAC (Alemanha), Adrián Bonilla e diretor de estratégia e desenvolvimento, OBREAL Global (Espanha), Nicolás Patrici.

A primeira versão da Tresal foi lançada no ano de 2013 e se inspirava na pesquisa TRENDS produzida pela Associação Europeia de Universidades. Já, essa nova edição, colabora com um melhor entendimento das dinâmicas e tendências regionais na Educação Superior na América Latina.