Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa de evento promovido pelo Ministério da Igualdade Racial

Unespar participa de evento promovido pelo Ministério da Igualdade Racial

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 22/03/2023 13h08 última modificação: 22/03/2023 13h08

No dia 21 de março, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou da Cerimônia de Comemoração dos 20 anos de Políticas de Igualdade Racial no Brasil, a convite do Ministério da Igualdade Racial. A Unespar e a Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) foram representadas pela pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andréa Sério, e pelo presidente da Comissão de Cotas e coordenador do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais, Alexsandro Eleotério Pereira de Souza, do campus de Apucarana.

O evento foi realizado no salão nobre do Palácio do Planalto e contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Rosangela (Janja) Lula da Silva, do Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, do Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, da Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de artistas, autoridades governamentais de diferentes países e representantes de universidades e instituições públicas brasileiras.

Durante a cerimônia, o Presidente da República assinou o Decreto que estabelece a reserva de, no mínimo, 30% das vagas dos cargos de confiança da Administração Pública Federal para pessoas negras, criou o Programa Aquilomba Brasil, o Grupo de Trabalho Juventude Negra Viva e o Grupo de Trabalho para o Enfrentamento ao Racismo Religioso. Além desses atos, a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou o novo Programa Nacional de Ações Afirmativas que terá foco na interseccionalidade.

De acordo com pró-reitora da Propedh, Andréa Sério, os discursos proferidos no evento evidenciaram a importância das políticas de ações afirmativas estabelecidas na esfera pública, particularmente nas universidades, como medida de reparação social, bem como a disposição do Governo Federal em promover o enfrentamento ao racismo institucional e ampliar a representatividade de pessoas negras e indígenas nas instituições públicas de todo o país.