Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa do 63º Jogos Universitários do Paraná e garante vagas na fase nacional de Atletismo e Judô

Geral, Extensão

por publicado: 16/07/2024 17h00 última modificação: 16/07/2024 17h00

Entre os dias 5 e 11 de julho de 2024, aproximadamente 80 alunos-atletas da Unespar dos campi de Apucarana, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória participaram da 63ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs) em Guarapuava. A Unespar esteve representada nas modalidades de Atletismo, Badminton, Futsal, Handebol, Judô, Tênis de Mesa, Voleibol e Vôlei de Praia.

Os grandes destaques da Unespar foram os atletas Anderson Romanini Mercúrio (do curso de Educação Física) e Ana Clara Venâncio Balbueno dos Santos (do curso de Pedagogia), ambos do campus de Paranavaí, que conquistaram medalhas de ouro e garantiram vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerão em Brasília em outubro deste ano.

Resultados no Atletismo

Ana Clara Venâncio Balbueno, brilhou no lançamento do disco, conquistando a medalha de ouro e estabelecendo um novo recorde da competição com a marca de 38,28m. Além disso, ela garantiu a medalha de prata no lançamento do martelo com a marca de 42,67m.

Stefany Beatriz Navarro dos Santos, do curso de Educação Física de Paranavaí, conquistou o 2º lugar no arremesso do peso (11,61m) e no lançamento do dardo (40,39m). Outros estudantes do mesmo curso também tiveram resultados de destaque. Thielo Henrique Ferreira Gazola obteve o 4º lugar no lançamento do dardo (37,80m), 5º lugar no arremesso do peso (9,29m) e 7º lugar no lançamento do disco (20,50m). Rian de Oliveira ficou em 5º lugar no salto em altura, com a marca de 1,60m. Evelyn Rodela Paixão, terminou em 7º lugar nos 100m rasos, com o tempo de 15’’5.

Resultados no Badminton

A dupla mista formada por Felipe da Rocha Pereira e Larissa Caroline de Araujo Lessenko, ambos do campus de Paranavaí, conquistou a medalha de bronze. A equipe feminina da Unespar garantiu o troféu de 3º lugar geral na modalidade.

Resultados no Judô

Natalia Gomes Diniz, acadêmica do curso de Matemática do campus de Paranavaí, alcançou a terceira colocação. Anderson Romanini Mercúrio, da primeira série do curso de Educação Física do mesmo campus, conquistou o primeiro lugar na categoria Ligeiro (até 60 kg), garantindo sua vaga para representar o estado na fase nacional dos Jogos Universitários em Brasília. Curiosamente, o pai e o irmão de Anderson, Marcelo e Felipe, já foram acadêmicos do curso de Educação Física da Unespar, campus de Paranavaí.

Resultados no Tênis de Mesa

Estreando na competição, a dupla de atletas do campus de Apucarana, Gabriel Yoshimoto Lima e Mirela de Oliveira Teixeira dos Santos, ficou na 8ª colocação.

Modalidades Coletivas

• Vôlei de Praia Masculino: 4ª posição
  • Futsal Feminino: 6ª colocação
  • Voleibol Masculino: 8º lugar
  • Handebol Masculino: 9º lugar
  • Voleibol Feminino: 11º lugar
  • Futsal Masculino: 13º lugar

Classificação Geral

A Unespar terminou a competição em 10º lugar no geral, uma posição acima em relação ao ano passado. A participação nos 63º JUPs demonstrou o talento e a dedicação dos atletas da Unespar, que competiram com garra e trouxeram orgulho para a instituição. Agora, as expectativas estão voltadas para Brasília, onde Anderson Romanini Mercúrio e Ana Clara Venâncio Balbueno representarão a Unespar e o Paraná com o mesmo empenho e determinação.

Os responsáveis pela delegação da Unespar na 63ª edição do JUPs  foram o Professor Matheus Amarante do Nascimento (Chefe de Delegação) e o Professor temporário Higor Santos Fonseca (Assessor de Delegação), ambos do curso de Educação Física do campus de Paranavaí. Ao ser questionado sobre a importância de defender o esporte universitário e incentivar os alunos a participarem dos JUPs, o Professor Higor afirmou: "O esporte é transformador na vida das pessoas! Quando penso e comento sobre a participação dos alunos em competições, não busco apenas frisar o objetivo final de subir no pódio, mas, sim todos os outros aspectos envolvidos na formação esportiva, como respeito, companheirismo, cooperação, lazer, melhora da saúde mental, entre diversos outros".

O Prof. Matheus destacou que as conquistas da Unespar no JUPs refletem o esforço contínuo dos estudantes e o incentivo oferecido pela universidade, particularmente o apoio das direções dos campi que participaram dos jogos e o apoio e investimento financeiro da Reitoria e da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos – Propedh para que a participação da Unespar ocorresse.

A Reitora, professora Salete Machado Sirino, cumprimentou a delegação da Unespar pelo trabalho de todas as pessoas envolvidas na representação institucional no JUPs e pelos ótimos resultados alcançados. A professora Salete destacou ainda que “o incentivo ao esporte é parte integrante da política institucional desenvolvida pela Propedh e a participação de cerca de 80 estudantes dos diversos campi nos Jogos Universitários é motivo de muito orgulho para toda a universidade”.