Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa do Fórum de Pró-reitores de Extensão

Unespar participa do Fórum de Pró-reitores de Extensão

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Aurélio Bona Júnior, participou do Fórum de Pró-reitores de Extensão da Região Sul nesta segunda-feira, 28. O evento foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com representantes de Instituições de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) foi um dos assuntos discutidos. Os participantes preocupam-se que os cortes do governo federal prejudiquem a execução de projetos. Por isso, querem encontrar formas para que os recursos sejam liberados. Outro tópico da pauta foi a curricularização como uma etapa para atender ao Plano Nacional da Educação (PNE).

Um dos resultados do encontro foi a produção de uma carta para o Ministério da Educação (MEC) e outra para a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Na primeira, trabalhou-se com a sensibilização para regularizar e manter a liberação de verbas. Com os reitores, o objetivo é solicitar apoio para interceder junto às instâncias que coordenam e administram o programa.

De acordo com o pró-reitor, o Fórum foi uma importante oportunidade para acompanhar as demandas das respectivas instituições e suas regiões. “Esse é um momento de aproximação, intercâmbio de ideias e, sobretudo, buscar o fortalecimento das ações extensionistas que representam uma das pontas do tripé que constitui o Ensino Superior”, observa.