Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

Unespar participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Evento acontece a partir desta quinta-feira, 20, em Brasília

O Plano Nacional de Educação (PNE) para educação superior será a principal pauta do XXVIII Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD). O evento ocorre entre quinta-feira e sábado, dias 20 e 22, em Brasília. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é uma das instituições presentes com a representação do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, e da diretora de Ensino, professora Dalva Helena de Medeiros.

Entre os participantes estarão todos os pró-reitores de graduação ou cargos equivalentes de universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e centros universitários. Para discutir o PNE, farão um resgate histórico do Plano Nacional de Graduação (PNG), elaborado pela própria entidade em 1999, até desencadear nas convergências com o PNE atual.

O objetivo do ForGRAD é elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em nível nacional e regional. Ao mesmo tempo, contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

O resultado de toda discussão será a apresentação da “Carta de Brasília” a ser encaminhada para o Ministério da Educação, em especial para a Secretaria de Educação Superior (SESU) e para o Conselho Nacional de Educação. Também será eleita a nova diretoria para a gestão 2015/16.