Geral
Unespar, Prefeitura de Pontal do Paraná e Sanepar desenvolvem projeto sustentável com o reaproveitamento de cascas de coco verde
Geral, Pesquisa
Nesta temporada do Verão Paraná, a Universidade Estadual do Paraná e a Prefeitura de Pontal do Paraná, com apoio da Sanepar, promovem uma ação para destinar adequadamente os cocos verdes recolhidos da Praia de Pontal do Paraná.
A ação visa diminuir os impactos ambientais causados pelo consumo de coco verde nas praias que chegam a somar 600 quilos por dia. Quando deixados no meio ambiente, os cocos contribuem para a proliferação de vetores, como insetos e roedores, além de contaminarem o solo e emitirem gases poluentes durante a composição. A casca de coco leva em média 12 anos para se decompor.
Os cocos são recolhidos pela Sanepar e suas cascas retiradas pela Prefeitura que os encaminha para a Universidade. Na Unespar, a casca passa por um processo de transformação em fibra de coco e em composto orgânico utilizado em hortas. A fibra pode ser utilizada como matéria prima de diversos produtos, como vasos para plantas, placas termoacústicas, mantas de contenção geotêxtil, tapetes, carvão de narguilé, briquetes e estofamento de assento de veículo, segundo o assessor técnico do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unespar, Thyago Ramos da Rocha.
Além de evitar danos ambientais, o projeto de reaproveitamento do coco, gera emprego e renda e aumenta a vida útil do aterro sanitário de Pontal do Paraná.
Fonte: Sanepar.