Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar promove colação de grau para 201 formandos do campus de Paranavaí

Unespar promove colação de grau para 201 formandos do campus de Paranavaí

por Fábio Candido dos Santos publicado: 29/04/2024 14h57 última modificação: 29/04/2024 14h57

201 formandos de 12 cursos do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) colaram grau, no último dia 24, no Centro de Eventos de Paranavaí, em solenidade para um público estimado em mil pessoas, entre parentes e amigos dos novos profissionais.

A cerimônia, conduzida pelo vice-reitor Edmar Bonfim de Oliveira e pela diretora geral do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa, teve como paraninfa geral Maria Inez Barboza Marques, docente do curso de Serviço Social, e contou ainda com as presenças na mesa diretora do vice-prefeito da cidade, Pedro Baraldi, da vereadora Cida Gonçalves, do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Paranavaí), Wanderson Lago, do vice-diretor geral do campus Elias de Souza Júnior, dos diretores de centros de áreas de Paranavaí Válter Soares de Camargo (Ciências Humanas e da Educação), João Egídio da Silva (Ciências Sociais Aplicadas) e Jaqueline Dias (Ciências da Saúde).

Oliveira, em seu discurso, assinalou que “ao longo dos últimos anos [os formandos] dedicaram tempo, esforço e determinação para alcançar este marco em suas vidas. Cada aula, cada projeto, cada desafio superado os moldou e preparou para os desafios que encontrarão pela frente”. Lembrou ainda que “o diploma que recebem hoje não apenas representa uma conquista pessoal, mas também a capacidade de fazer a diferença no mundo ao seu redor”.

Já Costa afirmou que “a noite [de colação] é resultado do trabalho incansável do campus Paranavaí da Unespar para que a gente coloque na sociedade profissionais de qualidade, objetivo da universidade pública. Ela representa todo esse processo de formação de novos profissionais qualificados numa universidade pública, gratuita e de qualidade”, concluiu a diretora do campus de Paranavaí.

A noite de colação de grau do campus de Paranavaí também foi especial para o curso de Direito, coordenado por Lucilio da Silva. No mesmo dia em que se graduava a primeira turma, com 22 formandos, sendo 18 aprovados no exame da OAB, o curso recebia o reconhecimento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“A nossa alegria é imensa”, comemorou Silva. “Pela formatura dos acadêmicos em si e também pela aprovação deles em massa. É um resultado muito significativo para uma primeira turma, e ainda considerando todos esses problemas que tivemos ao longo da jornada, principalmente envolvendo a questão da pandemia”, contou.

O vice-reitor, que participou da construção do curso de Direito, também festejou o reconhecimento e destacou que a implantação de um curso superior nas áreas jurídicas na instituição é mais do que uma simples realização acadêmica.

“Ver o curso de direito da Unespar se tornar realidade é motivo de grande orgulho para todos nós. É um testemunho da determinação, da colaboração e do compromisso com um objetivo comum. Portanto, em nome de toda a comunidade acadêmica, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os envolvidos nesse processo. Seu trabalho árduo e dedicação tornaram possível a concretização desse sonho”.

Além dos 22 de Direito, formandos dos cursos de Administração (30), Ciências Biológicas (14), Ciências Contábeis (28), Educação Física (14), Enfermagem (13), Geografia (3), História (9), Letras (17), Matemática (13), Pedagogia (28) e Serviço Social (10) também colaram grau.