Geral
Unespar realiza aula inaugural da segunda turma de especialização sobre conservação da biodiversidade
Geral, pesquisa
Na noite desta quinta-feira, 13, a Pós-Graduação Lato Sensu em Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Alterados, vinculada ao curso de Ciências Biológicas do Campus de União da Vitória da Unespar, realizou a aula inaugural da turma de 2025, que consiste na segunda oferta da especialização, que é presencial e gratuita.
O evento, coordenado pelo Prof. Dr. Huilquer Francisco Vogel, contou com a participação de dois egressos da Unespar, que compartilharam suas experiências e pesquisas. O professor Iago Geller, doutorando em Biologia pela UEL, abordou o tema "O peixe Dourado no Iguaçu: impactos ecológicos e estratégias de conservação". Já a pesquisadora Liliane Keren Deringer, doutoranda em Ecologia pela UFPR, apresentou a reflexão "Das araucárias para o mandacaru: visões de ecologia que a academia me proporcionou".
A cerimônia de abertura reuniu autoridades acadêmicas, incluindo o diretor do Campus, Prof. Dr. Alcemar Rodrigues Martello; a diretora do Centro de Área de Ciências Exatas e Biológicas, Profa. Dra. Daniela Roberta Holdefer; e o chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, Prof. Dr. Rafael Bueno Noleto. Além deles, outros docentes que atuarão na especialização também deram as boas-vindas aos novos alunos.
O coordenador do curso ressaltou a trajetória da pós-graduação, que teve a primeira turma entre 2020 e 2023, e destacou a qualidade das reflexões propostas ao longo das disciplinas, reforçando o compromisso da Unespar com a formação qualificada na área de conservação da biodiversidade. "Nosso curso também contribui para aqueles(as) acadêmicos(as) que desejam partir para a pós-graduação Stricto Sensu", finalizou Huilquer.
Por: Scheyla Joanne Horst