Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza lançamento do Programa de Formação de Estudante Empreendedor

Unespar realiza lançamento do Programa de Formação de Estudante Empreendedor

Geral, pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 13/12/2023 14h32 última modificação: 13/12/2023 14h32

O Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi lançado na última segunda-feira (11), em evento mediado pela coordenadora geral do PFEE na Universidade, professora Juslaine Abreu-Nogueira.

O lançamento contou com a presença da reitora, Salete Machado Sirino, do coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Fabiano Gonçalves da Costa, da Pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), professora Marlete dos Anjos Schaffrath e da Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), professora Andréa Sério.

Na mesa de abertura a pró-reitora da Propedh colocou a importância do PFEE para as políticas de permanência de estudantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e destacou o papel da reitora que, em conjunto com demais reitores das universidades paranaenses, demandou do governo do Estado uma resposta urgente para a promoção da permanência estudantil, considerando a realidade de estudantes trabalhadores e trabalhadoras, que culminou na inciativa da Seti de realizar a primeira edição do PFEE.

Durante a abertura, foi colocada a importância do PFEE para a Unespar, no processo de ampliação de bolsas para permanência estudantil, saindo do número de 35 (em 2021), para 70 (em 2022), sendo ampliadas para 140 bolsas permanência e auxílios alimentação (2023 – um semestre), e atualmente, obteve nova ampliação, com 473 bolsas com foco em critérios de vulnerabilidade socioeconômica.

A pró-reitora da Prograd salientou a característica acolhedora e inclusiva da Unespar, que vem se destacando na busca por soluções para a complexidade das questões relativas ao fenômeno da evasão no ensino superior.

O coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Seti ressaltou a importância do PFEE para a permanência estudantil no Paraná, reiterando o comprometimento da Seti com o investimento na educação de qualidade.

Finalizando, a reitora evidenciou a importância do trabalho de cada instância da Universidade, que atuou de forma conjunta para viabilizar o PFEE da Unespar, em tempo muito curto, e manifestou sua satisfação, nas ações contínuas de promoção da qualidade e equidade da permanência estudantil por meio de um número cada vez maior de incentivos também nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, que atualmente atingem aproximadamente 20% do total de estudantes da Unespar nas diferentes modalidades de bolsas.

Na sequência, os(as) participantes foram apresentados à professora Isabela Campoi e ao professor Sandro Deretti, responsáveis pela orientação de estudantes do PFEE. Em seguida, Maria Aparecida Crissi Knuppel e Luiz Carlos Knuppel Junior, ambos docentes da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), apresentaram detalhes do acesso a cursos que deverão ser realizados pelos estudantes e responderam a inúmeras questões do público presente.

O evento foi finalizado com o compartilhamento do vídeo do trabalho da empreendedora social, Ariane Santos, mulher negra, estudante de Universidade Pública do Paraná, criadora da Badu Design, um dos negócios sociais mais premiados da América Latina.

A gravação do evento está disponível no YouTube da Unespar.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A GRAVAÇÃO DA LIVE