Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza VII edição do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação em novembro

Geral, pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 01/11/2023 14h18 última modificação: 01/11/2023 14h30

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) promoverá, entre os dias 6 e 10 de novembro, a VII edição do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente pelo site do evento.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

O Simpósio, voltado para a disseminação da cultura do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia nas esferas educacional, social e empresarial, alternará entre os formatos presencial e à distância. Enquanto nos primeiros três dias as palestras ocorrerão remotamente, via Facebook e YouTube, nos restantes serão executadas presencialmente pelos escritórios locais da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec) da Unespar nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e Paranavaí.

A palestra magna “ChatGPT para os negócios e sala de aula”, ministrada por Kristian Capeline, coordenador da Escola de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo, e Luiz Pereira Pinheiro Júnior, coordenador da Escola de Negócios da mesma instituição, abrirá oficialmente os trabalhos do VII Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Unespar.

No dia seguinte, às 14h, Carlos Alexandre Molena, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Sebastião Cavalcanti Neto, coordenador geral da Agitec, e Thaís Gaspar Mendes da Silva, diretora de Pesquisa da PRPPG, formarão a mesa redonda “A Agitec como apoiadora dos projetos de inovação tecnológica da Unespar”, organizada por orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Às 19h, o empreendedorismo entrará explicitamente em pauta por meio das palestras “Afinal, o que é a educação empreendedora?” e “ Empreendedor social: gerando mudanças na comunidade”, a serem apresentadas, respectivamente, pelos consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Iuri Carvalho e Silvane Curi. Fechando o dia, mas ainda sob o escopo do empreendedorismo, Bryan Renan Muller, idealizador e diretor executivo do Olha o Peixe, proferirá a palestra “Da universidade para o mundo dos negócios: Olha o Peixe”.

Já no dia 8, o evento se volta exclusivamente ao público docente a partir da temática da inovação. Às 14h, Kauana Yrina, CEO da aceleradora Condor Connect e presidente do Instituto DNA de Inovação, palestrará sobre “A inovação na prática pedagógica”. Na sequência, iniciando às 19h30, as comunicações “PIÁ: a inteligência artificial no serviço público”, ministrada por André Telles, presidente de smart cities da Associação Brasileira das Coisas (Abinc); “O Fomento à Inovação no Paraná”, apresentada pelo coordenador de ciência e tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Paulo Parreira, e “A inovação nas organizações: case Copel”, com Érika Nishimura, coordenadora do Programa Copel Volt de Inovação Aberta, completam a jornada.

Nos últimos dias do Simpósio, as atividades, majoritariamente presenciais, iniciam-se às 19h30. No campus de Paranavaí, a consultora Rosilene Ribeiro Colchon discorrerá, no dia 9, sobre “Gestão da inovação”, enquanto, no seguinte, Márcio Anderson Araújo promoverá a oficina “Canvas”. Em Campo Mourão, no âmbito da Jornada Empreendedora, o empresário e consultor Mauro Fungaes tratará, no dia 9, do “Marketing digital”, seguido, em 10 de novembro, de “Inovação e criatividade!”, mais uma palestra apresentada pela consultora Rosilene Ribeiro Colchon. Já em Paranaguá, os trabalhos serão abertos, em 9 de novembro, pela apresentação, excepcionalmente remota no caso deste segmento do Simpósio, de trabalhos selecionados do Pibiti e do XIV Encontro de Administração, Ciência e Interdisciplinaridade de Regiões Litorâneas e Latino Americana (ENACILLA). No dia seguinte, em 10/11, será a vez das comunicações selecionadas para a XI Feira do Empreendedor e a VI Mostra de Responsabilidade Sócio-Empresarial, bem como suas respectivas premiações, além da mostra do Programa Empreende Mais. Na mesma noite, ainda acontecerá o lançamento do livro “Empreeendores do litoral paraense: histórias de sucesso” e a condecoração aos indicados ao VIII Top of Mind.

Até o momento, o evento conta com 126 inscritos, distribuídos internacionalmente por interessados de Angola, Colômbia, Paraguai, Argentina e Equador e, nacionalmente, de São Paulo, Pernambuco, Piauí, além do Paraná. No contexto da Unespar, são 97 divididos entre os campi de Paranaguá (53), Campo Mourão (19), Paranavaí (17), Apucarana (6) e União da Vitória (2).

Mais informações podem ser obtidas no site do VII Simpósio de Empreendedorismo e Inovação: https://sites.google.com/ies.unespar.edu.br/seiunespar/in%C3%ADcio