Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe doação de figurinos usados em filme que retrata os anos 70

Unespar recebe doação de figurinos usados em filme que retrata os anos 70

por Denise Ligmanovski publicado: 03/07/2024 09h09 última modificação: 03/07/2024 09h09

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu, dia 18 de junho, no gabinete, a doação dos figurinos usados pelo elenco do filme O Tempo da Delicadeza, ficção rodada em Morretes e que retrata os anos 70. O filme é uma co-produção da empresa Pioli Produções Audiovisuais, de Curitiba, com a empresa 3 Tabelas Filmes, do Rio de Janeiro. Na direção está Eduardo Nunes, na fotografia, Mauro Pinheiro, Laís Melo na direção de arte e Luciana Buarque, no figurino.

O diretor do centro de Artes do campus de Curitiba II Robson Rosseto, acredita que “a doação dos figurinos e adereços proporcionará suporte às atividades acadêmicas, especialmente para as produções cênicas e cinematográficas dos cursos do Centro de Artes, apoiando as experimentações artísticas dos estudantes dos cursos de bacharelado em Artes Cênicas, bacharelado em Cinema e Audiovisual, bacharelado e licenciatura em Dança e licenciatura em Teatro, contribuindo significativamente para a formação prática e criativa discente”.

A doação foi intermediada pela controller do filme Fátima de Oliveira, responsável em gerenciar o processo contábil dentro da produção audiovisual. Ela explica que o filme é realizado com recurso público, via fundo setorial do audiovisual e que por normativa da Ancine: “caso exista aquisição de bens duráveis deve-se fazer uma doação. Apesar dos figurinos não se enquadrarem como bens duráveis, foi realizada a doação para a Unespar  porque a instituição oferece cursos em artes cênicas, teatro, cinema e audiovisual.”

A doadora dos figurinos, Carla Pioli, esclarece que “como o filme originou-se do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), doamos como contrapartida para uma Instituição, sem fins lucrativos, de cunho cultural, através do contato com a reitora Salete Machado Sirino. Elegemos a Unespar por ser uma importante Instituição para a cultura, para que seja utilizado em alguma futura produção”.

Participaram da entrega da doação a reitora Salete Machado Sirino, a diretora geral do campus de Curitiba II Noemi Ansay, o diretor do centro de Artes do campus Robson Rosseto, a controller Fátima, a chefe de gabinete Ivone Ceccato e a assessora especial da reitoria Glaucia Regina Orlandine.