Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe o projeto Garoto Cidadão pelo 2º ano consecutivo

Unespar recebe o projeto Garoto Cidadão pelo 2º ano consecutivo

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 05/12/2023 11h32 última modificação: 05/12/2023 11h32

O campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Garoto Cidadão, com o concerto “Horizontes – construindo novos olhares”. O repertório erudito, incluiu Strauss, Tchaikovsky, Mozart e Heitor Villa-Lobos.

A coordenadora do projeto Garoto Cidadão, em Araucária, é Lisania Silva, egressa do curso de licenciatura em Teatro da Unespar. Junto com ela, outros profissionais egressos da Universidade participam do projeto como professores das oficinas de artes nas diferentes linguagens.

A apresentação contou com a presença de estudantes, docentes de Musicoterapia, Música e Dança, além de agentes universitários. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa que oportunizou uma partilha de saberes e fazeres no campo da arte-educação.

Na sequência, a diretoria de Cultura e a divisão de Extensão e Cultura do campus convidaram os participantes do projeto para visitarem a instalação “A Casa de Todos”, da artista Leila Alberti, na Galeria Laila Tarran, uma iniciativa do curso de licenciatura em Artes Visuais do campus de Curitiba II/FAP.

A visita foi marcada por momentos de integração onde os estudantes da Unespar disponibilizaram instrumentos musicais para os jovens e adolescentes do projeto e, juntos, tocaram e cantaram músicas do repertório popular brasileiro, ocupando a galeria e proporcionando uma vivência afetiva através da arte.

Esta parceria vem sendo construída pela diretoria de Cultura, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com o intuito de cada vez mais abrir espaços na Unespar para receber as ações da comunidade, com o objetivo de promover encontros e experiências transformadoras para todos os envolvidos.