Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe, pela primeira vez, importante Encontro entre artistas e pesquisadores do Brasil para discutir arte, educação e reexistências

por publicado: 11/10/2023 18h22 última modificação: 11/10/2023 18h22

Entre os dias 16 e 20 de outubro, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sediará o Encontros de Reexistências, que reúne o VIII Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas e IV Encontro da Licenciatura em Teatro. A iniciativa contará com uma programação intensa com debates, palestras, oficinas e mesas redondas que acontecerão em diferentes espaços culturais de Curitiba.

A programação conta com atividades pela manhã, tarde e noite. Haverá oficinas ministradas por profissionais na área da dança, teatro e dramaturgia que acontecerão no Teatro Laboratório (Telab) da Unespar, no campus de Curitiba II/FAP; os eixos temáticos acontecem no campus de Curitiba I/Embap e no Paço da Liberdade onde serão apresentados estudos na área das artes cênicas, das práticas artístico-pedagógicas e formação docente. Estas atividades são reservadas aos/às profissionais e estudantes inscritos no evento. A programação também contará com palestras abertas ao público e que ocorrerão no Teatro Londrina e no Telab da Unespar.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI

O objetivo desta edição do Encontro de Reexistências é discutir as pesquisas que envolvem o ensino das Artes Cênicas, tencionando as hierarquias de saberes nas estruturas do ensino superior e da educação básica. O evento pretende discutir as práticas cênicas com base na pluralidade das singularidades e da diversidade sociocultural, como um espaço de troca, escuta, criação e emancipação nos processos artísticos pedagógicos vividos por docentes, discentes e artistas, nos espaços formais e não formais de ensino.

Estão organizando o Encontro de Reexistências: os cursos de licenciatura em Teatro e Dança, e Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Unespar, os Programas de Pós-graduação em Artes (PROF-ARTES) e em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento é coordenado pelo Grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace).

Locais e endereços:

Telab, campus de Curitiba II/FAP – Rua dos Funcionários, 1756, Cabral