Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe visita de professor do ISEC, Portugal

Unespar recebe visita de professor do ISEC, Portugal

Geral, pesquisa

por publicado: 09/08/2023 14h02 última modificação: 09/08/2023 14h07

No dia 31 de julho, a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professora Salete Machado Sirino, recebeu a visita do professor João Martins Gouveia, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) integrada ao Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e ao Núcleo de Investigação SUScita, de Portugal. A visita teve como objetivo efetivar ações estabelecidas no acordo assinado entre as Instituições, recentemente.

Entre os assuntos, discutiu-se a possibilidade de envolver o ISEC para internacionalizar programas de extensão da Unespar, vinculados à graduação e à pós-graduação.

O professor João Martins Gouveia enfatizou sobre a importância da participação de docentes em estágios supervisionados como prática profissional (entre instituições/empresas brasileiras ou portuguesas), em formato presencial ou não presencial.

Também foram discutidos temas como a relevância de se identificar áreas temáticas de Gestão Sustentável das Cidades, Inteligência Urbana e das Engenharias nos programas da Unespar visando à partilha de matérias e conteúdos programáticos, com vistas à colaboração docente em cursos e programas de extensão ou projetos que envolvam a disseminação conjunta de pesquisa multidisciplinar, a mobilidade de estudantes e as ações de formação.

Participaram da reunião a Pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), professora Marlete Schaffrat, e a professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar e SUScita, Áurea Viana.

Após a reunião, o professor seguiu para o campus de Paranaguá para conhecer a estrutura e participar de reuniões com a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Projetek) e com docentes do curso de Engenharia de Produção.