Geral
Unespar reúne acadêmicos no Encontro Anual de Iniciação Cientifica
Geral, Pesquisa
Estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão em Paranavaí participando desde terça-feira, 25, do II Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O evento é uma oportunidade para divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas especialmente no biênio 2015/2016 e integração dos acadêmicos de todos os campi da instituição.
A abertura contou com a conferência do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), professor Joviles Vitório Trevisol. Ele tratou sobre assuntos como educação, ciência, tecnologia e inovação motivando o público a refletir sobre a necessidade das áreas para o país.
Trevisol defendeu a integralidade na formação considerando que o ensino, a pesquisa e a extensão devem atuar numa perspectiva horizontal com a finalidade principal de formar pessoas autônomas para pensar e posicionar-se. Por outro lado, os diferentes níveis da formação que vão da educação básica ao pós-doutoramento, por exemplo, estão na linha vertical desse processo.
Neste ano, o Encontro recebeu a inscrição de 287 trabalhos vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIC) e outros 40 produzidos por estudantes do Ensino Médio por meio do programa de Iniciação Científica Júnior. Além das apresentações em sessões de comunicação, os inscritos participam de atividades culturais e de oficina formativa com instruções sobre a redação científica.
O EAIC é uma realização da Unespar por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com apoio do campus de Campo Mourão, da Fundação Araucária e da Fundação de Apoio à Unespar do campus de Paranavaí. Paralelo ao evento também acontece o VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.
Abertura
Na abertura, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzzomo, destacou o evento como a oportunidade de interlocução entre os acadêmicos envolvidos com a pesquisa e o diálogo com outras áreas do conhecimento. “O EAIC é um evento que permite contatos, olhares e sotaques que só são possíveis porque somos universidade. Permite também novos, outros e diferentes conhecimentos/epistemes. Temos no evento um ambiente produtivo para além de uma faculdade isolada”, destacou.
O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, fez um retrospecto da constituição da universidade e enfatizou que o trabalho com a pesquisa começou muito antes do credenciamento da instituição em dezembro de 2013. Caracterizando os acontecimentos atuais como diabólicos por motivarem separações, Aleixo destacou que é preciso que a universidade una-se. “Devemos priorizar o diálogo e o raciocínio que são virtudes e dispensar qualquer atitude violenta”, afirmou.
Responsável pela coordenação local, o professor Adão Molina, considera o evento como um momento profícuo por representar o esforço empreendido pelos professores pesquisadores no sentido de consolidar a Unespar como uma produtora de conhecimento científico no Paraná. “As pesquisas produzidas na universidade se constituem como importante elemento na formação acadêmica e é por meio delas que se produzem novos conhecimentos que sustentam e atualizam o ensino.”
O anfitrião e diretor do campus de Paranavaí, professor Elias de Souza Júnior, caracterizou o Encontro como um momento especial para a comunidade acadêmica. “É um período que oportuniza fazer novas amizades, compartilhar as dificuldades e as vitórias. Do mesmo modo, discutir a importância da Iniciação Científica dentro da universidade”
A programação contou ainda com a presença dos diretores dos campi de Paranaguá, professor Cleverson Molinari; de União da Vitória, Valderlei Garcias Sanches; o comandante da Academia Policial do Guatupê/Escola Superior de Segurança Pública, tenente-coronel Mauro Monteiro; pró-reitores e diretores de Centros de Áreas.