Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar se destaca em competição nacional de tecnologia promovida pelo Sebrae

Unespar se destaca em competição nacional de tecnologia promovida pelo Sebrae

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 06/08/2024 15h43 última modificação: 06/08/2024 17h57

O campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre os finalistas da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, competição de equipes de estudantes de todo o país voltado à solução de problemas utilizando tecnologia, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As equipes Inova Team e Futuros Brilhantes classificaram projetos entre os seis finalistas da fase estadual do Desafio, que contou com a participação de mais de cinco mil estudantes e 1.200 orientadores inscritos de todos os estados. Ambas contaram com o apoio do Hotel Tecnológico, pré-incubadora da Unespar em um projeto conjunto com o Sebrae.

A Inova Team, coordenada pelo professor Marcos Junio e composta pelos estudantes de Administração Beatris Miranda, Dhievellin Radecki, Barbara Rodrigues, Giovanna Mara e Luana Azevedo, apresentaram o projeto "Disque Eco", um aplicativo que facilita o contato com os órgãos responsáveis pela coleta de dejetos e oferece opção para denúncia de descarte inadequado de resíduos. O aplicativo se destaca por funcionalidades inéditas, como a coleta de evidências em formato de vídeos, fotos ou arquivos que podem ser enviados diretamente do celular.

Já a equipe Futuros Brilhantes, formada pelos estudantes Rosemeiry Boiko, Luiz Henrique Eugênio, Mariana Arícia, Marcos Vinícius Ferraz e Jhonathan dos Santos e orientada pela professora Aline Pancera, do curso de Economia, propôs o aplicativo "Ciclo Verde", que visa o descarte, troca ou doação de materiais domésticos, como móveis, roupas e eletrodomésticos, muitas vezes descartados de maneira inadequada.

Os projetos foram desenvolvidos durante em uma das edições deste ano do Ideathon, evento anual de criatividade e inovação entre estudantes, promovido em parceria com o Hotel Tecnológico e o Sebrae Campo Mourão.

O destaque na fase estadual do Desafio Liga Jovem reforça a excelência do campus de Campo Mourão da Unespar, com um terço dos alunos finalistas oriundos da unidade, e evidencia o compromisso da instituição com a inovação e a sustentabilidade, preparando estudantes para contribuir positivamente com a comunidade e o meio ambiente.