Geral
Unespar sedia cerimônia de abertura do 99º Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho
Geral, Extensão
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Apucarana, sediou a cerimônia de abertura da 99ª edição do Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho. A iniciativa mobiliza estudantes e professores de 21 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) a realizarem atividades de extensão universitária nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, tecnologia, geração de renda e direitos humanos, priorizando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Marcaram presença mais de 250 voluntários, autoridades governamentais e de demais IEES.
Os rondonistas (gentílico para integrantes do Projeto Rondon) permanecerão até 6 de fevereiro nas cidades contempladas, que são: Iretama, na região Central do Paraná; Araruna e Barbosa Ferraz; Luiziana, no Centro-Oeste; Santa Fé, no Norte; Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí, no Vale do Ivaí. Estima-se que 94,4 mil habitantes serão impactados diretamente pelas oficinas e capacitações gratuitas.
Para atender os municípios de forma igualitária, os rondonistas foram divididos em equipes e, neste ano, a Unespar é a responsável pela logística de transporte e acolhimento da Equipe C, que gerencia a comunicação social da Operação. A IEES também presta apoio ao ceder espaço para o desenvolvimento das atividades de capacitação, abertura e encerramento da 99ª edição do Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho.
A reitora da Unespar, Professora Salete Paulina Machado Sirino, destaca que “é de grande importância a Operação Rondon, pelas experiências que temos vivenciado nas edições realizadas no Estado do Paraná. Na Operação Pé Vermelho, organizada pelo Ministério da Defesa com apoio da Seti, a Unespar está participando como instituição apoiadora, na logística e acolhimento dos rondonistas. Nossas equipes, da Proec e Campus de Apucarana, estão organizadas para isso e temos certeza de que os maiores beneficiados serão os 12 municípios que estão recebendo as(os) estudantes em suas atividades extensionistas”.
A pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, observa que “a participação da Unespar como equipe apoiadora reafirma sua capacidade de articulação entre IEES e sociedade. Outro aspecto fundamental é o compartilhamento das experiências dos rondonistas, marcando a efetividade da extensão na formação integral dos estudantes e a oportunidade que se abre para a Unespar em relação à realização de pesquisa e extensão, sempre em diálogo com as demandas sociais nos municípios visitados pela Operação”.
Presenças
Além da anfitriã, a reitora da Unespar, professora Salete Paulina Machado Sirino, o evento de abertura reuniu o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, prefeitos das cidades envolvidas, a reitora Marta Favaro (UEL), os reitores Leandro Vanalli (UEM), Miguel Sanches Neto (UEPG) e Alexandre Almeida Webber (Unioeste); o vice-reitor da Unespar, Carlos Alexandre Molena e demais vice-reitores, o diretor-geral da Seti, Jamil Abdanur Júnior, a Assessora da Coordenação de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Sandra Cristina Ferreira. Também estiveram presentes gestores do Ministério da Defesa: brigadeiro Carla Regina Marchon, diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social; contra-almirante Claudia Regina Amaral da Silva Fiorot, diretora técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA); general de divisão João Alberto Redondo Santana, diretor do Departamento de Projetos Sociais; e coronel Euclides Soljenitsin Araújo, coordenador-geral do Projeto Rondon.




