Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar, Unicentro, UEM e UEPG promovem evento para refletir a educação básica no Brasil

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 05/04/2021 11h43 última modificação: 05/07/2022 08h29

Entre os meses de abril e novembro deste ano, acontecerá o I Ciclo de Palestras de Formação Política para Professores da Educação Básica. O evento é promovido pela Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná.

O evento conta com a parceria do Centro de Ciências Humanas e o Programa de Estudos do Trabalho e Educação (Este), da UEM; Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC) e o Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do campus de Paranavaí; Grupo Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus de Irati e do grupo de pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O I Ciclo de Palestras tem como objetivo promover reflexões acerca da educação básica, para que os professores possam compreender mais a fundo a realidade material das escolas brasileiras. O evento será online e transmitido pelo YouTube. Está previsto para que aconteçam oito encontros com datas a serem definidas a cada mês e divulgadas no grupo de inscritos do evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 15 de abril. Poderão participar do I Ciclo de Palestras, todos que trabalham com educação, acadêmicos dos cursos de licenciatura e demais interessados. Ao final, será emitido certificado de 32 horas.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

A primeira palestra acontecerá no dia 28 de abril, às 18h e contará com a participação do professor Paulo Sergio Tumolo, que abordará o tema “Historicizando a realidade: o ponto de partida para a compreensão da educação”.

Confira a programação

Abril - Historicizando a realidade: o ponto de partida para a compreensão da educação (Paulo Sergio Tumolo);

Maio - Como entender o mundo: a centralidade do trabalho (Pedro Jorge de Freitas);

Junho - O Estado do capital e a escola que temos (André Ricardo de Oliveira e Neide de A. L. Galvão Favaro);

Julho - As políticas educacionais: para onde vamos? (Gisele Masson e Michelle Fernandes Lima);

Agosto - A alienação e a educação: algumas reflexões (Juliane Zacharias Bueno);

Setembro - O homem e a cultura (Ademir Quintilio Lazarini e Rosângela Aparecida Mello);

Outubro - A escola e a formação humana: o que queremos, o que é possível? (Ivo Tonet);

Novembro - Amanhã será outro dia: podemos mudar o mundo? (Ricardo Scopel Velho).

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo