Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita ao campus de União da Vitória encerra diálogos sobre curricularização da extensão na Unespar

Geral

Visita ao campus de União da Vitória encerra diálogos sobre curricularização da extensão na Unespar

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 24/04/2024 17h11 última modificação: 24/04/2024 17h11

Coordenadores de curso, de Ações de Curricularização da Extensão e Cultura (Acec) e docentes em geral da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, no último dia 18, no campus de União da Vitória, da última rodada de conversas com a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

O encontro, que também contou com as presenças da vice-diretora do campus, Kellen Junges, e da chefe da Divisão de Extensão e Cultura de União da Vitória, Gabriele Granada, teve por objetivo, como nas visitas prévias da Proec aos demais campi, analisar a execução das ações extensionistas desenvolvidas durante o ano letivo de 2023 para alinhamento e ajustes em 2024, desenvolvendo as atividades com tranquilidade e de forma a atender aos princípios da curricularização da extensão.

Diante deste último encontro do ciclo de diálogos sobre a curricularização, Darc considerou “como fundamental essas avaliações, não só para cumprir uma determinação da Resolução CNE/CES 07/2018, que prevê a autoavaliação crítica do processo de inserção da extensão nos currículos dos cursos”, disse.

Os professores presentes à reunião apresentaram suas dificuldades quanto às propostas de projetos como parte das disciplinas (Acec II, prevista pela Resolução 038/2020 Cepe/Unespar), avaliando a dificuldade para cada uma, considerando seus conteúdos. Além disso, demonstraram preocupação com a disponibilidade dos estudantes em desenvolver a extensão no horário de aula ou em contraturno.

Alguns esclarecimentos sobre as propostas também foram feitos, como o fato de considerar a extensão como uma ação a ser executada “com” a comunidade e não apenas “para” a comunidade. Entre as diretrizes da extensão, destacou-se a importância da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos uma formação mais ampla.

A pró-reitora entendeu “como bastante produtivas todas as conversas e visitas aos campi, destacando as especificidades de cada campus como indicativo para a troca de experiências exitosas que cada curso teve em 2023 neste processo”, explicou.

Darc ainda colocou a equipe da Proec à disposição para novas reuniões que se façam necessárias.

Os próximos passos em relação à curricularização serão a redação de um relatório geral para avaliação na Comissão de Acec da Unespar e o retorno aos campi para atendimento das solicitações.