Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Academia Policial Militar do Guatupê é vinculada academicamente à Unespar?

geral, ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 13/07/2023 10h27 última modificação: 13/07/2023 10h29

O vínculo, anunciado em 12 de junho de 2013, através da Lei Nº 17.590, pelo Governo do Estado, certificou a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, como órgão de ensino associado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Segundo o artigo 29 da Lei Estadual Nº 16.575/2010, a Academia é a Instituição de Ensino Superior da Polícia Militar do Paraná (PMPR), que tem por objetivos a graduação, formação, habilitação, adaptação, pós-graduação e especialização policial e de bombeiro militar, de Oficiais e de Praças, e a pesquisa na área de segurança pública.

A partir do credenciamento, a Academia vinculou academicamente os cursos de graduação na modalidade Bacharelado (Ciências Policiais e Segurança Pública e Gestão e Resposta a Emergências), bem como cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Também foi possível, enquanto Instituição de Ensino Superior, constituir uma Unidade Especial da Unespar, com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisa e extensão, para melhor atender à comunidade.

Com o objetivo de criar um programa de mestrado em Segurança Pública, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), foi formado um grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Uma etapa importante nessa parceria são os trabalhos de pesquisa que têm sido feitos com o desenvolvimento, orientação e bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além dos trabalhos de mestrado e doutorado de docentes.

Quanto à extensão, ela já acontece há muitos anos com serviços como doação de sangue, campanhas de arrecadação de alimentos, brinquedos e materiais de higiene, entre outras ações. Houve uma formalização maior com o processo de curricularização da extensão, em que estas ações, e outras novas, estão sendo organizadas em formato de projeto que tramitará via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Desde a inauguração da APMG, em 1971, anualmente e de maneira ininterrupta, foram formados oficiais altamente qualificados, não apenas militares paranaenses, mas também policiais e bombeiros de outros estados e países como Argentina, Portugal, Colômbia, Paraguai e Chile, por exemplo.

De acordo com dados informados pela própria APMG, tem sido cada vez mais evidente o interesse das mulheres em ingressar na carreira policial militar. Nos últimos anos, observa-se um aumento significativo da participação feminina nos processos seletivos e nos cursos de formação, em comparação com anos anteriores. Atualmente, as policiais do sexo feminino representam aproximadamente 10% do público de alunos na Academia Policial Militar do Guatupê.

A Academia evoluiu ao longo dos anos, incorporando outras escolas de formação e aperfeiçoamento. Atualmente, conta com a Escola de Formação de Oficiais (EsFO) e a 1ª (São José dos Pinhais), 2ª (Maringá) e 3ª (Cascavel) Escolas de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (EsFAEP), proporcionando treinamento de alta qualidade para policiais militares.

Além dessas Escolas, a APMG possui em sua estrutura o Centro de Estudos Estratégicos, o Centro de Pesquisa, a coordenação de cursos de especialização, aperfeiçoamento e capacitação, tanto para Oficiais como para Praças. Também conta com uma divisão administrativa capacitada, que possibilita o planejamento e a execução do ensino na Academia.

Os caminhos de acesso aos cursos de formação de Praças e de Oficiais ocorrem de maneiras diferentes.

No caso do curso de Formação de Praças, o candidato tem que passar por um processo de ingresso desenvolvido pela própria APMG.

Já para quem almeja fazer o Curso de Formação de Oficiais, o ingresso se dá através do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Academia também dispõe de cursos internos para capacitar, especializar e aperfeiçoar os integrantes da corporação. Os cursos são voltados para Oficiais que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, tanto aqueles em serviço, quanto os que buscam promoções. Além disso, a APMG também oferece oportunidades de aperfeiçoamento para Praças, visando desenvolver suas capacidades profissionais e promover uma carreira sólida. Em alguns casos, os cursos são abertos a profissionais de segurança pública de outras instituições, como Polícia Civil e Guarda Municipal, por meio de convênios e parcerias estabelecidos.

Mais informações no site https://www.apmg.pr.gov.br/