Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar, campus de Curitiba I, tem um projeto que tem por objetivo dar visibilidade às artistas mulheres que fazem parte do acervo do Museu Municipal de Arte, e que estão relacionadas com a história do Paraná, desde 1872?

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 16/05/2024 15h40 última modificação: 16/05/2024 15h40

É o projeto de extensão História, Patrimônio e Artistas do Paraná no Acervo do MuMA (Museu Municipal de Arte), de Curitiba, que tem na coordenação a docente Ana Paula Peters, do colegiado de bacharelado em Museologia, e colaboração da professora Lilian Hollanda Gassen, do colegiado de bacharelado em Artes Visuais.

O público-alvo são os adultos da comunidade ao redor do MuMA, artistas, alunos dos cursos de História, Artes Visuais, Museologia, interessados no tema, turistas e visitantes espontâneos.

A coordenadora explica a origem do projeto: “Foi em conversas e ações entre Cristiane Silveira, Lilian Gassen, Lívia Piantavini e Carla Bordin. Essas ideias iniciais se concretizaram pelos projetos de pesquisa, ensino e extensão da Lilian e meu, a fim de dar visibilidade às artistas mulheres e ao acervo do MuMA.  Fez parte da disciplina "História e Patrimônio do Paraná", com curricularização da extensão, envolvendo toda a turma do 2º ano do bacharelado em Museologia, possibilitando encontrar outras narrativas nas artes para contar e conhecer a história do Paraná”.

De acordo com Ana Paula, o projeto tem vários objetivos, como: contextualizar as obras das artistas selecionadas pela professora Lilian, em relação ao campo artístico, histórico e cultural do Paraná; realizar entrevistas com as artistas que estão vivas, em colaboração com o LaMuSa (Laboratório de Música, Sonologia e Áudio) e o Laboratório MUSICS (Laboratório de Música, Cultura e Sociedade), ambos do campus de Curitiba I/Embap; escrever biografias para QRCodes que fizeram parte da exposição que aconteceu no MUMA; colocar as biografias no site, de conteúdo aberto, “Mapeamentos das Artes Visuais em Curitiba”, da professora Lilian, contribuindo para a disseminação da história e atualidade deste campo artístico de Curitiba e promover debates e mesas redondas durante o período da exposição sobre a arte visual feita por mulheres no Paraná.

Como resultado do projeto, a coordenadora cita a realização da prática extensionista, em que houve a participação ativa e protagonismo dos(das) estudantes de graduação, que atuaram para a construção de conteúdo e de páginas para a internet, dentro do site Mapeamento das Artes Visuais em Curitiba. (https://sites.google.com/ies.unespar.edu.br/mapeamento-11).

Ana Paula esclarece que “as pesquisas e essas páginas podem ser acessadas permanentemente no site do Mapeamento das Artes Visuais em Curitiba, e puderam ser acessadas também ao longo da exposição Silêncio e Eloquência, no Museu Municipal de Curitiba (MuMA), via celular, por QR code, nas fichas técnicas de cada obra presente na exposição.”

Tanto o site como a exposição “são espaços de multiplicação pública e gratuita desse conteúdo produzido pelos(as) estudantes. E para o aprofundamento das discussões acerca da produção e reconhecimento de artistas mulheres em Curitiba, tema da exposição, foram realizadas três mesas de debate formadas por artistas, pesquisadoras e estudantes”, conta.

registrado em: , ,