Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar Curitiba II tem um projeto que integra teatro e acessibilidade para adolescentes com deficiência visual?

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 08/08/2024 15h46 última modificação: 08/08/2024 15h46

O projeto de extensão "Teatro, Inclusão e Acessibilidades: Poéticas das Deficiências Visuais" é uma iniciativa do campus de Curitiba II (FAP) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), coordenado pelo professor Lucas de Almeida Pinheiro. Voltado para adolescentes com deficiência visual atendidos pela Fundação de Assistência à Criança Cega (FACE) de Curitiba, o projeto promove espaços de ensino-aprendizagem que integram alunos da Licenciatura em Teatro e a comunidade acadêmica em geral.

O principal objetivo do projeto é investigar, adaptar e elaborar práticas artístico-formativas acessíveis e inclusivas para pessoas com deficiência visual. Para isso, a metodologia abrange ações formativas, discussões teórico-conceituais, investigações laboratoriais e apresentações públicas dos resultados, tanto em formatos de artigos científicos quanto em relatos de experiência e espetáculos. Essas atividades buscam democratizar o acesso à arte teatral e contribuir para a formação sensível dos participantes. O projeto é destinado a adolescentes com deficiência visual e à comunidade acadêmica em geral, com ênfase nos estudantes da Licenciatura em Teatro.

A ideia para o projeto surgiu como um desdobramento da pesquisa de doutorado do professor Lucas de Almeida Pinheiro, defendida em dezembro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. O projeto foi institucionalizado em março de 2023 e está previsto para ser concluído em dezembro de 2024. “A proposta busca responder a uma necessidade social concreta, suprindo parte da lacuna formativa dos alunos da Licenciatura em Teatro da FAP-Unespar, sensibilizando-as e as provocando a repensarem suas ações artístico-pedagógicas em prol de torná-las mais acessíveis e inclusivas", explica o professor. Dados do Censo da Educação Superior de 2019, do INEP, revelam a baixa presença de estudantes com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, a pesquisa aponta que apenas 0,56% das matrículas em graduações são de pessoas com deficiência.

Em 2023, o projeto criou a encenação "A Fuga do Tamanduá Bandeira", uma narrativa que aborda a venda ilegal de animais silvestres e que contou com o apoio financeiro da Itaipu Binacional. As apresentações ocorreram na Caixa Cultural Curitiba e na Biblioteca Pública do Paraná, somando mais de 250 espectadores. "Essa encenação foi uma experiência marcante, tanto para os participantes quanto para o público. O apoio da Itaipu Binacional foi fundamental para que pudéssemos alcançar essa realização", ressalta Pinheiro. O projeto também se destaca por trabalhar com um grupo híbrido de adolescentes com e sem deficiência. Em determinadas atividades, os participantes que não têm deficiência visual são vendados, proporcionando uma experiência perceptiva igualitária e enriquecedora para todos. "Quando os estudantes são vendados, eles começam a entender e valorizar a perspectiva dos colegas com deficiência visual, criando um ambiente de aprendizado mais empático e inclusivo", comenta o professor.

Este projeto de extensão amplia a formação dos alunos da Licenciatura em Teatro e promove a inclusão e a acessibilidade no âmbito artístico, oferecendo uma oportunidades para todos os envolvidos. "O projeto busca, em conjunto com a comunidade externa de pessoas com deficiência visual, a construção de saberes, bem como a investigação de práticas artístico-formativas que respeitem e valorizem as distintas configurações sensório-corporais presentes em nossa sociedade", conclui o professor Lucas Pinheiro.

registrado em: , ,