Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar de Paranavaí tem um projeto que orienta o controle do sobrepeso e da obesidade entre crianças e adolescentes da cidade?

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 01/12/2023 14h07 última modificação: 01/12/2023 14h07

É o projeto de extensão “Orientação para Controle do Sobrepeso e Obesidade entre Crianças e Adolescentes”, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, que tem na coordenação a docente Adriana Gallego Martins, do colegiado de Ciências Biológicas. A equipe ainda é composta por estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, além de colaboradores.

Com duração de 12 meses (julho de 2023 até julho do ano que vem), é constituído por jovens de 10 a 15 anos, de ambos os sexos, residentes em Paranavaí, que apresentam sobrepeso ou obesidade.

Segundo a coordenadora, o objetivo é desenvolver ações interdisciplinares para a melhoria da saúde e da qualidade de vida de crianças e adolescentes nessas situações.

“A obesidade se destaca como um problema epidemiológico mundial, atingindo pessoas de todas as faixas etárias. O excesso de peso pode desencadear sérios problemas de saúde e doenças incuráveis”, alerta a docente.

Adriana destaca a importância em elaborar ações educacionais inovadoras: “As ações têm que conter intervenções efetivas visando ampliar o conhecimento sobre nutrição, prática de atividade física diária e estilo de vida saudável, garantindo melhor nível de saúde e qualidade de vida à população”.

As atividades do projeto são realizadas no ginásio de esportes e salas de reuniões do Centro da Juventude e Posto de Saúde do município, três vezes por semana, em horários variados.

As práticas que envolvem o projeto são bem diversificadas: “Os participantes são submetidos periodicamente a avaliações antropométricas, físicas, nutricionais e psicossociais, e à implementação de ações educativas, com práticas interdisciplinares referentes a hábitos saudáveis, convivência familiar, dinâmicas e prática de atividades físicas”, conta a coordenadora.

Adriana acredita que a realização desse trabalho possa prevenir problemas de saúde e promover a melhoria da condição física e psicossocial dos participantes, contribuindo para a conscientização da importância de um estilo de vida saudável.

Quem quiser mais informações sobre o projeto pode fazer contato pelo e-mail: adrianamartins100@yahoo.com.br.