Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar mantém, há 10 anos, em Paranaguá, um projeto de Educação Especial Inclusiva que vivencia a diversidade?

geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 22/06/2023 07h41 última modificação: 22/06/2023 07h41

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) desenvolve um projeto que tem como meta ressignificar as práticas educativas e interacionais, no meio social, rumo à realização de ações que reconheçam a diversidade como princípio para a aprendizagem de todos? E, a partir da tomada de consciência instigar reflexões acerca dos contextos históricos sociais, vivenciados no dia a dia, por pessoas com deficiência, geralmente recheados de estigmas, estereótipos, discriminação e segregação?

É o Programa de Pesquisa e Extensão “Educação Especial Inclusiva: Conhecer e Viver a Diversidade”, coordenado pela professora Roseneide M. B. Cirino, que foi regularizado em 2013, quando ainda se chamava Centro de Apoio à inclusão no Ensino Superior (CAIES), e posteriormente cadastrado como programa institucional do campus de Paranaguá. A partir do projeto CAIES, institucionalizou-se o Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI), vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), da Unespar.

Os públicos atendidos são os diversos grupos de municípios de todo o litoral paranaense, entre eles, estudantes do ensino médio e docentes da educação básica, além da comunidade acadêmica, que participam na elaboração das ações junto à comunidade.

O Programa também segue as demandas legais e institucionais e busca implementar práticas afirmativas direcionadas à inclusão no ensino superior, bem como nas comunidades litorâneas atendidas no âmbito da Unespar, campus de Paranaguá.

Para funcionar na prática, o projeto se desenvolve com a constituição de grupos de pesquisa em encontros mensais, virtuais e/ou presenciais, que envolvem acadêmicos de graduação e pós-graduação stricto sensu, docentes e servidores da Unespar e comunidade externa, bem como por meio de oficinas, cursos, palestras e outras ações extensionistas.

Roseneide Cirino, que também coordena o Programa de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva (Profei), revela que o marco histórico acerca da deficiência apresenta um amplo contexto de exclusão social no qual as pessoas com deficiência estiveram submetidas. A docente acredita que no contexto educacional tal condição acontece por meio de padrões e estigmas nos quais a deficiência sempre predominou.

Ao tomar a deficiência como sinônimo de incapacidade, a sociedade e, obviamente, as instituições educacionais negam o fato de que as limitações da pessoa com deficiência se assemelham às limitações que qualquer ser humano possa apresentar, portanto, a presença de determinadas limitações não pode se constituir em obstáculos para o acesso ao ensino em todos os níveis e modalidades”, defende a docente.

Entre as diversas metas alcançadas, Roseneide cita algumas que mostram a amplitude e a importância do Projeto desde apoiar e orientar a comunidade acadêmica no processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente universitário, além de acompanhar o desenvolvimento da política de inclusão do estudante com necessidade educacional especial na Unespar, no campus de Paranaguá. Aqui a ideia é contribuir para a tomada de decisões nos vários níveis da instituição até propor soluções para a eliminação de barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação no âmbito da instituição, visando garantir a permanência com sucesso do estudante com necessidade educacional especial.

Cirino ainda destaca como metas organizar cursos, eventos, encontros e seminários temáticos acerca da educação especial e inclusiva, organizar palestras à comunidade acadêmica sobre a deficiência (histórico, mitos e estereótipos) e atitudes inclusivas. Entre os cursos ofertados estão Transtorno do Espectro Autista (TEA), Libras para os setores da Saúde/Assistência Social/ Polícia Militar, SAMU e comunidade em geral, além de avaliação diferenciada, áreas das deficiências, transtornos específicos (dislexia e outros), direitos humanos, dentre as diversas pautas desenvolvidas a cada ano. As ações, explica a coordenadora, atendem demandas conforme vão sendo apresentadas.

Anualmente, a coordenação divulga a programação dos cursos e eventos relacionados aos projetos e a forma de participação, na página do campus de Paranaguá:

Site campus de Paranaguá clique aqui

Mais informações pelo e-mail roseneide.cirino@unespar.edu.br