Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto de música que acolhe mulheres vítimas de violência?

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 08/11/2023 13h13 última modificação: 09/11/2023 13h26

O projeto Encontros de Musicoterapia, tem na coordenação a docente Sheila Beggiato, do curso de Musicoterapia, do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Segundo Sheila, “o projeto é de pesquisa e extensão, direcionado para mulheres com 18 anos ou mais, e que tenham sofrido ou estejam passando por qualquer espécie de violência”.

O objetivo do projeto, conforme a coordenadora, “é compreender os sentidos produzidos nos encontros por mulheres que sofreram violência. Ou seja, que aquilo que elas podem construir, a partir dos encontros de musicoterapia, dê outros sentidos para suas vidas, por meio de trocas musicais coletivas com outras mulheres que também sofreram ou sofrem violência”, esclarece.

Sheila elucida que os encontros são, de forma prática, um espaço de acolhimento, de escuta, de trocas afetivas e principalmente musicais: “Na Musicoterapia fazemos música juntas, cantamos, compomos, recriamos canções (mesmo que sem conhecimento musical) e improvisamos musicalmente, entendendo que neste fazer musical podemos ir nos constituindo enquanto pessoas sujeitas, nos (re)conhecendo e partilhando”.

A docente completa contando que o projeto é resultado do doutorado que defendeu no início do ano: “De certa maneira vejo como uma continuidade do doutorado porque, no início, trabalhei apenas com estudantes universitárias que sofreram violência e agora está aberto para atender mulheres da comunidade em geral”.

Os encontros de Musicoterapia acontecem às sextas-feiras, às 10h, no campus de Curitiba II/FAP (sala 3, bloco 1). Não é necessário fazer inscrição prévia e nem ter conhecimento musical. As mulheres podem simplesmente chegar e participar. “Importante ressaltar que o projeto prima pelo sigilo na participação e pelo respeito ao indivíduo”, garante.

Dúvidas podem ser tiradas no e-mail sheila.beggiato@unespar.edu.br ou pelo Instagram.

INSTAGRAM CLIQUE AQUI