Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto que divulga informações sobre os efeitos que produtos químicos lançados no meio ambiente podem causar aos organismos vivos?

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 13/12/2023 10h48 última modificação: 14/12/2023 09h42

É o projeto de extensão “Diálogos sobre a Ecotox!”, que tem na coordenação a docente Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk, do colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. O projeto foi proposto em 2019 e, desde então, permanece vigente, com pedidos anuais de manutenção da proposta, junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), conforme explica a coordenadora.

De acordo com Ana Carolina, o objetivo geral do projeto é compartilhar saberes, metodologias e perspectivas da ecotoxicologia com diferentes setores da sociedade civil: “O objetivo leva, de forma mais específica, a apresentar a importância dos estudos em ecotoxicologia, a aproximar as metodologias e saberes produzidos na universidade junto aos diferentes setores da sociedade e a favorecer a investigação científica para produzir conhecimento nos diferentes setores da sociedade”, esclarece.

A proposta, de forma geral, é de conscientização e educação sobre os efeitos da poluição aquática, conforme demonstrado na apresentação contida no site do projeto: “Os ecossistemas aquáticos são os receptores finais de todos os resíduos químicos domésticos e industriais. Desta forma, o entendimento dos possíveis efeitos ecotoxicológicos dos diferentes poluentes utilizados e descartados nos ambientes aquáticos é uma ferramenta importante para a educação ambiental e conscientização dos cidadãos. Assim, trabalhar a educação ambiental com crianças e agricultores, utilizando as ferramentas e produções originais da ecotoxicologia, é essencial no cenário de poluição aquática atual. Dessa forma, espera-se contribuir com a conscientização, educação e divulgação dos efeitos da poluição aquática e demonstrar o papel relevante da ciência no dia a dia da sociedade”.

Ana Carolina vai além e explicita o motivo pelo qual o projeto foi criado: “O projeto surgiu da urgência que temos, na academia, de dialogarmos e produzirmos junto à sociedade. Isto porque a linha de pesquisa em ecotoxicologia é multidisciplinar, complexa, exige conhecimento de biologia, química e estatística para uma análise adequada. Entretanto, como trabalhamos com dados, que envolvem a poluição aquática, é imprescindível que a comunidade tenha acesso tanto às informações quanto possa participar de diferentes formas para que se aproprie do conhecimento e possa compreender como estamos à mercê de diferentes níveis de poluição e contaminação”, pontua.

O projeto é aberto para a comunidade em geral. São vários os públicos que podem se interessar. Como exemplo, a coordenadora cita algumas ações realizadas: “Um diálogo junto aos presos em remissão da delegacia de União da Vitória (a convite do professor Charles Santiago, do curso de Filosofia), quando foi realizada uma aula prática sobre genotoxicidade e um diálogo com os agricultores orgânicos da região, quando foi trabalhado o produto artesanal utilizado por eles para alguns estudos do projeto de pesquisa. Neste caso, houve também a divulgação científica dos dados”.

Outras atividades também foram realizadas como aulas práticas em escolas, contação de histórias com estudantes de diferentes anos, divulgação de conteúdo científico por rede social e proposta de curso para a formação de recursos humanos para a pesquisa em laboratório, com a participação da docente Deise Moda, do colegiado de Química.

Também participam do projeto, como orientadores/as de estudantes extensionistas, os/as docentes Patrícia Barbosa Fontes (orientadora de 2019 até 2021), Camila Juraszeck Machado (orientadora de 2022-2023), Marcos Otávio Ribeiro (orientador de 2022 até o momento) e Alan Deivid Pereira (orientador desde 2023), todos do colegiado de Ciências Biológicas.

A equipe executora do projeto conta ainda com a contribuição da docente Deise B. Moda e com o profissional Renan Gargiel (técnico da Piscicultura).

Mais informações sobre o projeto pelo e-mail dialogosecotox@gmail.com,  ou através do site e do instagram logo abaixo:

SITE DO PROJETO CLIQUE AQUI

INSTAGRAM DO PROJETO CLIQUE AQUI