Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto que identifica os recursos investidos pelo município de Apucarana no setor cultural e ainda avalia os impactos para os agentes culturais da cidade, como artistas, empresas e equipes desenvolvedoras de projetos?

Geral

Você sabia que a Unespar tem um projeto que identifica os recursos investidos pelo município de Apucarana no setor cultural e ainda avalia os impactos para os agentes culturais da cidade, como artistas, empresas e equipes desenvolvedoras de projetos?

Geral, Pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 03/08/2023 08h26 última modificação: 03/08/2023 08h26

 

É o projeto de pesquisa Economia e Cultura: Incentivos para o Desenvolvimento de Ações Culturais na Cidade de Apucarana e seus Benefícios para a Economia Municipal. Iniciado em abril do ano passado, tem como público-alvo os/as discentes, artistas e toda a comunidade acadêmica. Na coordenação, está o docente Alex Faverzani, do curso de Ciências Econômicas, com a colaboração do docente Rafael Montanari Durlo e dos/as discentes Isabela Ramalho, Luis Henrique De Dio e Arthur Ruiz Borin, todos do mesmo curso.

Faverzani revela que para criar o projeto se baseou na experiência que teve quando discente da Unespar (antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas - Fecea). Na época, ele participava de um grupo de teatro intitulado Catarses, “que acabou desenvolvendo meu interesse pelo ramo artístico”, declara. Além de ator amador de teatro, conta que também desenvolveu o gosto por música. Como resultado, passou a ter uma grande ligação com o meio artístico da região. “Isso me motivou a compreender a relação entre investimentos/resultados, no âmbito econômico do setor”, esclarece.

Os dados dos investimentos já foram coletados junto aos agentes culturais que foram beneficiados pelos recursos, tanto municipais, quanto via repasses das leis Adir Blanc e Paulo Gustavo.

Como resultado do levantamento feito no período de 2019 a 2021, Alex cita um investimento de mais de R$ 5 milhões em diversas atividades no município, que beneficiaram mais de 700 agentes culturais. “O benefício foi repassado no período da pandemia de Covid-19 e se tornou um grande auxílio para a sobrevivência e renda dos agentes”, explica o coordenador.

No momento, conforme Faverzani, a pesquisa está em fase de desenvolvimento de um artigo científico para apresentação e análise dos resultados e tem por objetivo maior contribuir com a discussão das políticas públicas municipais para o setor.

Quem tiver interesse sobre o projeto pode mandar mensagem pelo e-mail alex.faverzani@ies.unespar.edu.br