Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto que mapeia demandas de acesso à educação por pessoas com deficiências da região de União da Vitória?

geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 06/07/2023 07h32 última modificação: 06/07/2023 07h32

É o projeto “Trabalho colaborativo entre universidade, escola e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Comarca de União da Vitória para o acesso à Educação Especial na perspectiva da Inclusão”.

Em vigor desde 2012, o projeto tem uma abordagem diferente a cada edição e com abrangência na extensão. Tem na coordenação a docente Sandra Salete de Camargo Silva, associada aos cursos de Pedagogia e Direito, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. Desde 2012, Sandra também é líder e coordenadora do Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão (Epedin), da Unespar e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva (Profei).

Segundo Sandra, além de levantar as necessidades de acesso ao ensino por pessoas com deficiências, o projeto desenvolve uma rede de formação continuada para atender estudantes com necessidades específicas na Educação Básica da Comarca de União da Vitória, no Núcleo Regional de Educação (NRE) e secretarias municipais da região.

Entre os objetivos, estão, de modo geral, identificar no cenário educacional algumas das demandas relacionadas ao acesso à educação por pessoas com deficiências da região de União da Vitória e, de forma mais específica, desenvolver uma rede de apoio e sustentação formativa aos profissionais da educação, em ações colaborativas, para atender estudantes com necessidades específicas na educação básica da comarca de União da Vitória, esclarece a coordenadora.

O perfil do público são estudantes da Unespar dos cursos de Direito e Pedagogia, profissionais da educação básica e ensino superior, famílias, estudantes e comunidade em geral.

Atualmente, no grupo presencial, participam cerca de 20 pessoas, entre mulheres, estudantes e profissionais de diversas áreas como psicologia, direito e pedagogia. E no grupo online, via Google Meet, são mais 40 participantes. A maioria é formada por mulheres, profissionais da educação básica dos municípios da região, famílias e estudantes.

O projeto contribui para a formação inicial dos estudantes e com a qualificação profissional para os demais participantes”, garante Sandra.

Desde 2021, o projeto vem apresentando resultados significativos. A docente destaca, de modo geral, ações de formação e assessoramento pedagógico aos profissionais da educação básica em colaboração com a Universidade, evitando a perpetuação de práticas de silenciamento e de exclusão, contribuindo na valorização da diversidade e defesa dos direitos humanos, acesso à justiça, à orientação e a construção de uma cultura de paz social.

Quem tiver interesse em participar dos grupos de formação, o contato pode ser feito pelo e-mail nepedin.unespar@gmail.com. As ações do projeto poderão ser conferidas no @epedin.unespar (Instagram) e no NEPEDIN agora é EPEDIN (Facebook).

Para acesso pelo instagram clique aqui

Para acesso pelo Facebook clique aqui