Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que o logotipo da Unespar foi escolhido por meio de um concurso com a comunidade acadêmica?

por Marina Santos Daum publicado: 02/03/2023 15h14 última modificação: 02/03/2023 15h14

Neste ano, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) completa 10 anos de seu credenciamento e para celebrar este marco, preparamos uma série de reportagens especiais que privilegiam a história da nossa Universidade. Vamos iniciar a série falando sobre a história e o significado da logo da Unespar.

Você sabia que a logo da Unespar é composta por seis letras “U” interligadas e entrelaçadas? Vem que vou te contar mais.

Em 2013, quando a Unespar foi credenciada, houve um concurso com a participação da comunidade acadêmica para a escolha do logotipo da Universidade. A comissão de seleção do concurso escolheu três propostas que foram submetidas à votação eletrônica no site da instituição.

Quem venceu o concurso e idealizou a logo que utilizamos hoje, foi o agente universitário do campus de Paranaguá, Maike dos Santos. Seu objetivo era simbolizar as seis cidades onde a Unespar estaria presente. “Primeiramente, o processo de criação foi de levantar todas as informações que poderiam servir de estímulo e base para a criação. Considerando que a Unespar conta com sete campi em seis cidades,  veio a ideia de criar algo que pudesse unir cada um deles, trocando experiências e convergindo para o mesmo objetivo, a educação de qualidade”, explicou Maike.

Lembra quando falei das seis letras “U”? A imagem que foi escolhida no concurso é composta por seis letras “U” que se entrelaçam. O número 6 remete a seis cidades em que a Unespar está presente e o fato de estarem entrelaçadas, traz o significado de união. Na ponta de cada letra tem uma seta apontando sempre para o mesmo sentido. Isso traz o significado de troca de experiência entre instituições tradicionais em suas regiões.

Ao comentar sobre o centro do logotipo, Maike conta que num primeiro momento pensou em duas alternativas: o mapa do Paraná ou o círculo e o Cruzeiro do Sul existente na bandeira do Paraná. “A que prevaleceu foi o Cruzeiro do Sul”, apontou.

“Como todo processo de criação, houve uma evolução. Inicialmente as letras “U” não se entrelaçavam e também não existia em uma das pontas, a seta apontando para as demais”, relembra. Maike conclui que a versão final da logo traz a ideia da “união entre as antigas Faculdades que juntas se transformaram na Unespar, algo único e muito mais forte, com um único objetivo, o da Educação Superior Pública, gratuita e de qualidade”. Algo bem característico da marca da Unespar são as cores azul e verde. Segundo o agente, a inspiração das cores veio da bandeira do Estado do Paraná.

Maike faz parte da história da Unespar e seu legado sempre será lembrado. Ver todos os dias a marca que criou, “traz um sentimento de ter contribuído de alguma maneira para a consolidação da nossa Universidade”, expressa.