Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que o projeto de extensão "Elas por Elas" valoriza a literatura de autoria feminina e fortalece laços comunitários na Unespar?

Geral

Você sabia que o projeto de extensão "Elas por Elas" valoriza a literatura de autoria feminina e fortalece laços comunitários na Unespar?

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 21/11/2024 13h20 última modificação: 21/11/2024 13h20

A literatura tem o poder de conectar pessoas, atravessar fronteiras e dar voz a histórias que muitas vezes permanecem ocultas. Foi com esse espírito que nasceu o projeto de extensão "Elas por Elas: Um Bate-Papo sobre Literatura de Autoria Feminina" no campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), sob a coordenação da professora Cristiane Pagoto, do Colegiado de Letras, e da professora Jordana Xavier, do colegiado de Letras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A ideia desse projeto de extensão surgiu durante a pandemia de COVID-19 em 2020. "Nós, as autoras, sensibilizadas com o momento difícil que a sociedade e a comunidade estudantil estavam vivendo, inclusive nós mesmas, decidimos criar um projeto que promovesse encontros com os acadêmicos e também com a comunidade externa, a fim de criar espaços de conversa afetiva para amenizar os dias difíceis, além de propiciar um menor distanciamento com os estudantes e com a comunidade", explica a professora Cristiane.

Inspiradas pela leitura de obras de mulheres e motivadas a questionar os espaços femininos na literatura e na sociedade, Cristiane Pagoto e suas colegas decidiram criar um projeto dedicado à literatura de autoria feminina. "Como somos mulheres, leitoras de outras mulheres, questionadoras dos espaços femininos, não somente os literários, como também o lugar social e histórico ocupado por mulheres, decidimos por um projeto que buscasse ler mais mulheres. E assim surgiu nosso título: Elas por Elas: um bate-papo sobre literatura de autoria feminina," acrescenta a professora.

Os encontros do projeto, realizados quinzenal ou mensalmente, apresentam produções literárias de autoras femininas, mediadas por conversas entre as coordenadoras e os participantes. "No decorrer da execução do projeto, buscamos convidar professoras(es) e pesquisadoras(es) de outras instituições, visando, dessa forma, o diálogo e o contato com pesquisas e saberes diversos", explica a coordenadora Cristiane. Devido à pandemia, os encontros de 2020 e 2021 ocorreram online. Em 2022, o formato híbrido foi adotado e mantido em 2023, quando o projeto se tornou interinstitucional. A professora Jordana Xavier coordenava atividades em Porto Velho, enquanto Cristiane Pagoto continuava em Paranaguá, promovendo intercâmbio entre participantes de diferentes estados via Google Meet.

O projeto "Elas por Elas" é aberto a todos: estudantes de graduação e pós-graduação, egressos, membros da comunidade em geral e qualquer pessoa interessada em conhecer e discutir literatura de autoria feminina. "Nosso objetivo principal é criar um espaço para divulgar, compartilhar e conversar sobre literatura de autoria feminina. Como se trata de uma literatura que, muitas vezes, ainda não tem muito espaço nas grades curriculares, nos eventos acadêmicos e no mercado editorial, queremos dar mais visibilidade a mulheres escritoras", destaca a professora.

Para a professora Cristiane, a maior importância do projeto está na criação de um espaço de conversação livre e informal sobre temas diversos que atravessam a autoria feminina. "A proposta da leitura horizontal, sem hierarquias de saberes, cria um espaço mais humano e enriquecedor, pois cada um pode expressar sua experiência de leitura", afirma. A diversidade de contextos e locais dos participantes enriquece ainda mais o diálogo interdisciplinar e intercultural. "Como os participantes são oriundos de contextos diferentes e de lugares geograficamente diversos, o diálogo interdisciplinar acabou se configurando como um dado importante durante a realização dos encontros", complementa a coordenadora Cristiane.

Além da literatura, o projeto também explora outras produções artísticas como filmes, documentários, blogs, podcasts e músicas produzidas por mulheres ou que abordem temas relacionados ao feminino. "No final de cada encontro, criamos um espaço chamado 'Elas sugerem...' para compartilhar outras produções artísticas", comenta a professora. Em 2024, o projeto incorporou e desenvolveu outras atividades, como um encontro em homenagem a Julia da Costa, uma poeta brasileira nascida em Paranaguá, em 1844 e falecida em 1911. Ela é considerada uma das primeiras grandes poetas do estado do Paraná e uma figura importante na literatura brasileira do século XIX. Sua obra é marcada por temas românticos e simbolistas, refletindo sentimentos profundos e contemplações sobre a natureza e a condição humana.

O projeto "Elas por Elas", dessa forma, promove espaços de acolhimento, diálogo e inclusão, contribuindo para a valorização da literatura de autoria feminina e para o fortalecimento de laços comunitários e acadêmicos.

registrado em: , ,