Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você Sabia? Unespar abre espaço para debates sobre gênero em projetos de pesquisa e extensão

Geral

Você Sabia? Unespar abre espaço para debates sobre gênero em projetos de pesquisa e extensão

Geral, pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 28/06/2022 17h32 última modificação: 05/07/2022 08h32

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem como pilares o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O Você Sabia? busca divulgar as iniciativas de um mesmo tema que acontecem nos campi da Unespar, para incentivar o compartilhamento de conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico e convidar interessados/as a integrarem as equipes de estudo.

Para marcar o Mês do Orgulho, montamos uma reportagem especial para divulgar alguns dos projetos de pesquisa e extensão voltados para a comunidade LGBTQIAP+ e que tenham como base a discussão sobre gênero. A principal iniciativa da Unespar, é o Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG), vinculado à Diretoria de Direitos Humanos (DDH), da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), que busca trazer ao ambiente acadêmico a inclusão e permanência de pessoas discriminadas por motivos de identidade de gênero e orientação sexual, por meio de debates e implementações estratégicas.

O NERG busca oferecer apoio para que a comunidade LGBTQIAP+ consiga enfrentar os desafios vivenciados no ambiente acadêmico. Desta forma, cada campus tem um representante do Núcleo, responsável por atender as necessidades locais dos/as estudantes. A diretora da DDH, Fabiane Freire, reforça a importância de debater a diversidade na Universidade pública. “Precisamos defender o ensino público e pensar em políticas afirmativas que também incluam, principalmente, a população trans, não só com a política de ingresso, mas de permanência”, defende.

Outra função importante do NERG é acompanhar e assessorar os grupos de pesquisa, cultura e extensão, projetos de ensino, iniciação científica e extensionista que atravessem a temática das relações de identidade de gênero e orientação sexual. Vinculado ao Núcleo, existem diversas iniciativas, dentre elas o Transcreve: curso de redação para Enem, no campus Paranaguá; o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic), no campus Campo Mourão; e o Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas, que por sua vez, desenvolve diversas parcerias com o NERG para a promoção de simpósios e eventos científicos. Abaixo é possível conferir algumas informações breves sobre os projetos. 

 

Transcreve: curso de redação para Enem

O projeto de extensão Transcreve é uma iniciativa da professora Julia Izabelle da Silva, do colegiado de Letras da Unespar, campus Paranaguá, que tem como objetivo oferecer cursos de redação para o Enem, tendo como público-alvo a comunidade LGBTQIAP+, mais especificamente, pessoas trans do município e região e também estudantes e egressos de escolas públicas.

Como o Transcreve iniciou em maio deste ano, a professora Julia salienta ser a primeira vez que “desenvolvemos um projeto pensando no acolhimento da população trans pela Unespar. Nosso foco é dizer que a Unespar está aberta e quer acolher essa comunidade, já que tem políticas de incentivo para que mais pessoas trans tenham acesso ao ensino superior”.

Além de oferecer aulas preparatórias, o projeto tem como objetivo treinar e formar os/as estudantes de Letras que cursam as disciplinas de Julia, nas vivências de sala de aula. Os encontros do projeto acontecem durante as aulas da professora e por isso somente seus/suas estudantes participam, entretanto Julia abriu espaço para que demais estudantes de Letras da Unespar pudessem integrar a equipe, para isso, basta entrar em contato pelo e-mail projeto.transcreve@gmail.com e discutir as formas de contribuição com o Transcreve. "É um projeto que exige certa formação acadêmica na língua portuguesa e inglesa, já que está baseado em perspectivas teóricas da área de linguística", reforça Julia.

As aulas para a primeira turma iniciam em agosto deste ano e as inscrições já encerraram, mas se houverem desistências, será aberta uma segunda chamada.

 

Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas

O Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas é uma iniciativa do campus de Paranavaí da Unespar, que está em pleno funcionamento desde 2011, porém somente recebeu a certificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2014. Tem como objetivo produzir e disseminar conhecimentos sobre gênero na sua transversalidade com as Políticas Públicas e o Trabalho, por meio das seguintes linhas de pesquisa:

  • Relações de gênero: história, violência e políticas públicas -
  • Trabalho e Divisão Sexual do Trabalho -

Além de produzir ciência, o grupo também contribuiu com a criação e articulação do Coletivo LGBTQIAP+ de Paranavaí. Segundo as coordenadoras, Maria Inez Barboza Marques e Isabela Candeloro Campoi, no 2º semestre de 2018, promoveram uma campanha em parceria com o setor da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranavaí, criando um canal de denúncias das diversas formas de violência sofridas pela população LGBTQIAP+ da cidade. “Distribuímos folders, fizemos publicações nas redes sociais e na imprensa escrita local”, citam as professoras. Por conta de todo esse trabalho, recentemente as coordenadoras foram nomeadas membras consultoras da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB do Paraná.

O Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas, também é responsável por organizar eventos como o IV Seminário sobre Gênero, que aconteceu na última semana (23 e 24) e apoia o NERG em diversas ações, como é o caso Roda de Conversa sobre Diversidade Sexual, que acontece nesta terça-feira (28) em ...

As reuniões do Grupo de Pesquisa acontecem mensalmente de forma híbrida, portanto, pessoas de qualquer campus da Unespar que tenham interesse em produzir pesquisas sobre o tema, podem participar. Para isso, basta enviar um e-mail para genero.paranavai@unespar.edu.br e conversar com as coordenadoras para obter mais informações.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura

O Gepedic é um programa de pesquisa ligado ao Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar, campus Campo Mourão, que tem como objetivo a formação docente e o desenvolvimento de ações voltadas para a sociedade civil, por meio da promoção de eventos científicos, como é o caso do Seminário em Educação, Diversidade e Cultura; oficinas e cursos para a Educação Básica; publicações científicas como artigos e livros; entre outros.

As coordenadoras do Gepedic são a diretoria da DDH, Fabiane Freire e a professora Claudia Priori, que por meio das atividades do grupo, procuram atuar ativamente na sociedade com debates que contribuam com a formação humana, no que diz respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero e de sexualidades, com o intuito de amenizar conflitos e combater discriminações e violências.

As linhas de pesquisa do Gepedic são:

  • Estudos de Gênero, Violência, Literatura e Artes
  • Processos Formativos, Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidades

As reuniões acontecem de forma remota, mas a partir do próximo semestre serão presenciais. Caso tenham interesse em produzir pesquisas ou estudar sobre o tema, basta enviar um e-mail para profclaudiapriori@gmail.com e conversar com a coordenação para obter mais informações.

 

Para conhecer os projetos de extensão e pesquisa da Unespar, acompanhe nosso site e redes sociais ou entre em contato com a equipe do NERG, por meio do endereço nerg.curitiba2@unespar.edu.br.