Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2022 > Unespar adota a inclusão e pratica várias ações nos 7 campi

Geral

Unespar adota a inclusão e pratica várias ações nos 7 campi

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 30/09/2022 16h51 última modificação: 30/09/2022 16h51

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PcDs) é celebrado nacionalmente, desde 1982, dia 21 de setembro. Em razão da data, o mês foi denominado de Setembro Verde, quando várias campanhas são desenvolvidas sobre o tema. A data tem por objetivo reforçar a importância da visibilidade da luta das PcDs, levar informação a mais pessoas, aumentar o apoio à causa e ampliar a consciência para que todos se tornem agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva.

Seguindo essa linha, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) criou o Núcleo de Educação Especial Inclusiva (Nespi), vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (Cedh) que integra a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh). Na prática, o Nespi está presente nos sete campi da Instituição. O objetivo do Núcleo é planejar ações promotoras do acesso, inclusão e permanência de pessoas com deficiência (física, neuromotora, intelectual, sensorial), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e acometimentos físicos ou psicológicos permanentes ou transitórios que dificultem seu desenvolvimento acadêmico em iguais condições com os demais.

Em outra linha de atuação, são desenvolvidas uma série de ações educativas de formação de professores/as com perspectiva inclusiva, em especial nas licenciaturas e ações de conscientização da comunidade acadêmica (docentes, discentes e agentes) em diálogo com demais instâncias de ensino, pesquisa e extensão dos campi sobre temáticas concernentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

O Nespi também aprovou o Plano de Ensino Individualizado (PEI) em todos os campi da Unespar. Com esse documento, é possível que os/as professores/as, sob orientação da coordenação do Nespi, organizem planejamentos de aulas específicas para cada necessidade. Os campi de Apucarana, Curitiba II/FAP, Paranavaí e União da Vitória, ainda contam com um profissional para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).    

A Unespar oferece atendimento especializado para PcDs. A solicitação deve ser feita diretamente com o Nespi do campus, quando o/a estudante achar necessário, por não estar conseguindo acompanhar as atividades, em razão da sua deficiência. Em Apucarana, o requerimento deve ser feito por meio de um formulário disponível no site.

FORMULÁRIO DO CAMPUS DE APUCARANA CLIQUE AQUI

Para avaliar a situação de cada estudante, o Nespi se reúne com o colegiado a que o/a estudante pertence e orienta os/as docentes em relação às práticas metodológicas adequadas para cada particularidade.

A Unespar ainda conta com o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), programa interinstitucional que desenvolve processos formativos profissionais que permitam buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva. De forma prática, o objetivo é fazer com que as escolas realizem metodologias inovadoras para que os/as estudantes do eixo da Educação Inclusiva possam aprimorar seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, como no familiar e profissional.

 

Iniciativas

 A Unespar desenvolve ações pensando na inclusão, entre elas, o Seminário Educação Universidade Diversidade e Inclusão (SEUDI), iniciado em 2013 e realizado anualmente.

O Projeto Libras para Todos é ofertado desde 2013, anualmente, para toda a comunidade acadêmica do campus de Paranaguá, desde professores, pessoal administrativo e acadêmicos/as, até a comunidade externa, com colaboradores do Nespi.

Desde 2019, é ofertado o Projeto Gestão e Acessibilidade, que tem como público alvo os técnicos administrativos. No ano em questão, o projeto teve como foco a implementação de sinais próprios nos setores (secretaria, financeiro, diplomas etc.). Na edição deste ano, o tema será “Reflexões acerca de gestão administrativa, acessibilidade e primeiros socorros”, com olhar na acessibilidade nas questões laborais nos setores, termos e conceitos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso será realizado de 4 de outubro a 30 de novembro. Interessados podem fazer contato pelo e-mail roseneide.cirino@unespar.edu.br.

No campus de Campo Mourão, alguns projetos de pesquisa têm em mente sensibilizar e conscientizar sobre a inclusão. Entre eles, o Projeto “Formação de Professores e Inclusão do Aluno com Deficiência”, “O Papel dos Núcleos de Educação Especial no Ensino Superior Paranaense em uma Perspectiva Inclusiva” e “Dislexia: o processo de ensino-aprendizagem de uma acadêmica do primeiro ano de Pedagogia Diurno da Unespar, campus de Campo Mourão”. Os projetos são abertos para a participação da comunidade acadêmica. Caso tenha interesse no projeto do “Papel dos Núcleos de Educação Especial no Ensino Superior Paranaense em um Perspectiva Inclusiva”, entre em contato pelo e-mail fabioborges.mga@hotmail.com.

Há também  o Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática, que produz projetos de mestrado, promove orientações e publica artigos envolvendo temas como Libras no contexto da matemática, educação especial e formação docente inclusiva. O grupo de estudo permite a participação de toda a comunidade acadêmica da Unespar. Caso tenha interesse, entre em contato por meio do e-mail fabioborges.mga@hotmail.com.

Saindo do contexto da Universidade, foi desenvolvido o Projeto de Extensão Oficina Básica de Libras, direcionado para a comunidade interna e externa à Unespar. As aulas ainda não iniciaram, porém quem tiver interesse em reservar sua vaga, pode entrar em contato com a professora responsável pelo projeto, por meio do contato: (71) 8380-9684.

Ainda no campus de Campo Mourão, estão acontecendo o projeto de ensino “Atendimento Educacional Especializado – Estágio Curricular Obrigatório I: Organização do Trabalho Pedagógico” e o curso de extensão “Inclusão escolar e formação de professores – Projeto de Curricularização da Extensão”, com estudantes do curso de Pedagogia.

Uma parceria entre o campus de Apucarana, o Núcleo Regional de Educação (NRE) e o Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS), viabilizou a criação do projeto de extensão “Formação de Profissionais para a Educação de Surdos”. São realizadas várias ações ao longo do ano que incluem cursos com temas como encontro com a comunidade surda, básico e intermediário de Libras, técnicas de tradução e interpretação em Libras, práticas metodológicas para atender ao surdo nas salas de recursos multifuncionais e Classificadores de Libras. Durante as aulas nos cursos de graduação há a intenção de formar profissionais para o atendimento ao surdo. 

Já nos cursos de licenciatura do campus de Apucarana, as aulas procuram tratar assuntos como práticas metodológicas voltadas para o/a estudante surdo/a, avaliação do/a estudante surdo/a de acordo com sua singularidade linguística, escrita de plano de aula inclusivo, confecção de material didático inclusivo para o/a surdo/a e outros aspectos que fazem com que o futuro profissional da educação reflita sobre seu papel em sala de aula inclusiva.

Nos cursos de bacharel em Serviço Social e Turismo e Negócios, do campus de Apucarana, as aulas são destinadas à inclusão social do/a surdo/a, após abordar assuntos sobre os aspectos gerais do/a surdo/a contemplando sua história, legislação, identidade, cultura, língua e outros assuntos. As aulas são voltadas para a formação do profissional.

Os/As estudantes desses cursos constroem um projeto de intervenção em sua área trazendo a acessibilidade e inclusão do/a surdo/a. Ao final da escrita do projeto de intervenção, os/as estudantes fazem a apresentação para a turma. Para a apresentação do curso de Serviço Social, são convidados vereadores do município de Apucarana para que, além de prestigiarem as apresentações, tomem nota dos projetos e os levem para a câmara de vereadores para uma possível viabilização na acessibilidade e inclusão do surdo no município de Apucarana.

 

Agenda

  •  26 de abril; 31 de maio; 28 de junho e 19 de julho - Curso de extensão: Inclusão no Ensino superior, realizado pela Unespar, por meio do Nespi do campus de Campo Mourão. Contou com a participação de 20 pessoas.

 

  • 26 e 27 de setembro - Projeto Base de Curricularização da Extensão: Brinquedoteca Itinerante. campus de Paranaguá.

 

  • 4 de outubro a 30 de novembro - Curso “Reflexões acerca de gestão administrativa, acessibilidade e primeiros socorros”, dentro do Projeto Gestão e Acessibilidade, do campus de Paranaguá.

 

  • Novembro de 2022 - Curso de Extensão: Inclusão Escolar e Formação de Professores Projeto de Curricularização da Extensão com Estudantes o Curso de Pedagogia para Estudantes do Curso de Formação de Professores – Ensino Médio.

 

  • Novembro - Seminário Artes Surdas – Desenvolvido anualmente pelos campi Curitiba I e II e Paranaguá. A quarta edição será realizada em novembro, em data a ser definida.

 

  • 30 de novembro a 2 de dezembro - III Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior.

 

  • 3 de dezembro - Curso de Extensão: Inclusão Escolar e Contação de Histórias. Projeto de Curricularização da Extensão com Estudantes do Curso de Pedagogia. Público: alunos do primeiro e segundo anos da Escola Municipal Gurilândia. Realização: Unespar e Nespi do campus de Campo Mourão.