MÓDULOS
MÓDULO 1 (5H) - SEMINÁRIO DE ABERTURA
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Seminário de abertura
| 5h |
|
MÓDULO 2 (50h) - TERRITÓRIO, IDENTIDADE SOCIAL, MEMÓRIA E CULTURA
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Fundamentos conceitual do Território (i)material, multidimensional (econômica, político, cultural e natural) e multiescalar | 15h |
|
II. | A construção de Identidade Social e coletiva | 15h |
|
III. | Memória e cultura | 15h |
|
Seminário integrador | 5h |
|
MÓDULO 3 (65h) - DIMENSÃO HISTÓRICA E MEMÓRIAS DOS TERRITÓRIOS ANGOLA, ARGENTINA, BRASIL E MOÇAMBIQUE
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Aspectos históricos que constituem a sociedade angolana. 1. Pré-história, história, tecnicidade e sociedade contemporânea 1.1 - Etnicidades 1.2 - Grupos Étnicos 1.3 - Migração e Imigração | 15h |
|
II. | Aspectos históricos que constituem a sociedade argentina 1. Pré-história, história, etnicidade e sociedade contemporânea 1.1 - Etnicidades 1.2 - Grupos Étnicos 1.3 - Migração e Imigração | 15h |
|
III. | Aspectos históricos que constituem a sociedade brasileira 1. Pré-história, história, etnicidade e sociedade contemporânea 1.1 - Etnicidades 1.2 - Grupos Étnicos 1.3 - Migração e Imigração | 15h |
|
IV. | Aspectos históricos que constituem a sociedade moçambicana 1. Pré-história, história, etnicidade e sociedade contemporânea 1.1 - Etnicidades 1.2 - Grupos Étnicos 1.3 - Migração e Imigração | 15h |
|
Seminário integrador | 5h |
|
MÓDULO 4 (65h) - PANORAMA DA REALIDADE SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DE ANGOLA, ARGENTINA, BRASIL E MOÇAMBIQUE
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Realidade da organização social, econômica e política Angolana 1. Ordenamento do território e desenvolvimento socioeconômico 1.1 Saúde e bem estar; 1.2 Educação; 1.3 Habitação e Segurança; 1.4 Comunicação e circulação. 2. Organização e estrutura política 2.1 Sistema políticos; 2.2 Normas e leis; 2.3 Religião e política. | 15h |
|
II. | Realidade social, econômica e política Argentina 1. Ordenamento do território e desenvolvimento socioeconômico 1.1 Saúde e bem estar; 1.2 Educação; 1.3 Habitação e Segurança; 1.4 Comunicação e circulação. 2. Organização e estrutura política 2.1 Sistema políticos; 2.2 Normas e leis; 2.3 Religião e política. | 15h |
|
III. | Realidade social, econômica e política brasileira 1. Ordenamento do território e desenvolvimento socioeconômico 1.1 Saúde e bem estar; 1.2 Educação; 1.3 Habitação e Segurança; 1.4 Comunicação e circulação. 2. Organização e estrutura política 2.1 Sistema políticos; 2.2 Normas e leis; 2.3 Religião e política. | 15h |
|
IV. | Realidade social, econômica e política Moçambicana 1. Ordenamento do território e desenvolvimento socioeconômico 1.1 Saúde e bem estar; 1.2 Educação; 1.3 Habitação e Segurança; 1.4 Comunicação e circulação. 2. Organização e estrutura política 2.1 Sistema políticos; 2.2 Normas e leis; 2.3 Religião e política. | 15h |
|
Seminário integrador | 5h |
|
MÓDULO 5 (45h) - METODOLOGIA CIENTÍFICA
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Ciência, Conhecimento Científico e suas características. Os métodos científicos. Elementos básicos do método científico. | 15h |
|
II. | As especificidades territoriais no campo da pesquisa científica. Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa. | 15h |
|
II. | Orientação para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - Texto científico. | 10h |
|
Seminário Integrador | 5h |
|
MÓDULO 6 (65H) DIMENSÃO NATURAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DOS TERRITÓRIOS DE ANGOLA, ARGENTINA, BRASIL E MOÇAMBIQUE
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Dimensão natural e sustentabilidade ambiental de Angola 1. Riquezas naturais 1.1 Principais ecossistemas 1.2 Biomas, fauna e flora; 1.3 A degradação da paisagem e os impactos antrópicos; 1.4 Ações de sustentabilidades. | 15h |
|
II. | Dimensão natural e sustentabilidade ambiental de Argentina 2. Riquezas naturais 1.1 Principais ecossistemas 1.2 Biomas, fauna e flora; 1.3 A degradação da paisagem e os impactos antrópicos; 1.4 Ações de sustentabilidades. | 15h |
|
III. | Dimensão natural e sustentabilidade ambiental de Brasil 3. Riquezas naturais 1.1 Principais ecossistemas 1.2 Biomas, fauna e flora; 1.3 A degradação da paisagem e os impactos antrópicos; 1.4 Ações de sustentabilidades. | 15h |
|
IV. | Dimensão natural e sustentabilidade ambiental de Moçambique 4. Riquezas naturais 1.1 Principais ecossistemas 1.2 Biomas, fauna e flora; 1.3 A degradação da paisagem e os impactos antrópicos; 1.4 Ações de sustentabilidades. | 15h |
|
Seminário integrador | 5h |
|
MÓDULO 7 (65h) - DIMENSÃO CULTURAL, ARTÍSTICA E ARQUITETÔNICA DOS TERRITÓRIOS DE ANGOLA, ARGENTINA, BRASIL E MOÇAMBIQUE
Unid. | Unidade | C.H. | Docentes |
---|---|---|---|
I. | Dimensão cultural, artística e Arquitetônico de Angola 1. Cultura e Arte 1.1 O significado de Cultura 1.2 Identidade cultural 1.2.1 Os tipos de festas e cerimônias; 1.2.2 As músicas e danças; 1.2.3 A comida e trajes típicos; 1.2.4 Linguagens e literaturas; 1.2.5 As produções visuais. 1.3 As diferenças culturais entre as regiões 2. Arquitetura 2.1 Rural 2.2 Urbana 2.3 Monumentos arquitetônicos. | 15h |
|
II. | Dimensão cultural, artística e identidade de Argentina 1. Cultura e Arte 1.1 O significado de Cultura 1.2 Identidade cultural 1.2.1 Os tipos de festas e cerimônias; 1.2.2 As músicas e danças; 1.2.3 A comida e trajes típicos; 1.2.4 Linguagens e literaturas; 1.2.5 As produções visuais. 1.3 As diferenças culturais entre as regiões 2. Arquitetura 2.1 Rural 2.2 Urbana 2.3 Monumentos arquitetônicos. | 15h |
|
III. | Dimensão cultural, artística e identidade de Brasil 1. Cultura e Arte 1.1 O significado de Cultura 1.2 Identidade cultural 1.2.1 Os tipos de festas e cerimônias; 1.2.2 As músicas e danças; 1.2.3 A comida e trajes típicos; 1.2.4 Linguagens e literaturas; 1.2.5 As produções visuais. 1.3 As diferenças culturais entre as regiões 2. Arquitetura 2.1 Rural 2.2 Urbana 2.3 Monumentos arquitetônicos. | 15h |
|
IV. | Dimensão cultural, artística e identidade de Moçambique 1. Cultura e Arte 1.1 O significado de Cultura 1.2 Identidade cultural 1.2.1 Os tipos de festas e cerimônias; 1.2.2 As músicas e danças; 1.2.3 A comida e trajes típicos; 1.2.4 Linguagens e literaturas; 1.2.5 As produções visuais. 1.3 As diferenças culturais entre as regiões 2. Arquitetura 2.1 Rural 2.2 Urbana 2.3 Monumentos arquitetônicos. | 15h |
|
Seminário integrador | 5h |
|