Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh lança cartilha de prevenção a violências na Unespar

Propedh lança cartilha de prevenção a violências na Unespar

por publicado: 14/04/2023 18h04 última modificação: 14/04/2023 18h12

Quando uma pessoa de nossa comunidade acadêmica sofre violências por homofobia, racismo, etarismo, por sua condição de pessoa com deficiência, entre outras, toda a Universidade é atacada em seus valores.

A naturalização dessas violências não é admissível e seu enfrentamento passa pela educação para o respeito e também pela educação para o exercício de cidadania e garantia dos direitos de cada pessoa.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), por meio da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), compartilha a cartilha: "Violências na Universidade: prevenção e enfrentamento na Unespar", produzida para a Campanha de Educação em Direitos Humanos: Unespar + inclusiva.

Nesse material há informações importantes sobre o reconhecimento de diferentes tipos de violências e orientações sobre formas de enfrentamento na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e fora dela.

Clique aqui para acessar a cartilha.

Na Unespar, a Propedh, por meio da DDH e dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), ofertam apoio e informação à comunidade acadêmica sobre o encaminhamento institucional e externo para situações de violação de direitos. O CEDH oferta também o apoio emocional a pessoas que vivenciam essas violações por meio do programa CEDH Acolhe.

Acesse os contatos e formas de agendamento nos campi clicando aqui

Não fique calado/a!
Não fique sozinha/o!
O respeito nos une!

#ParaTodosetodasVerem:  informações da arte da cartilha: Campanha de Educação em Direitos Humanos. Unespar + Inclusiva.  Cartilha: "Violências na Universidade: prevenção e enfrentamento na Unespar. Ilustração: Figuras coloridas em fundo laranja com as informações em letras brancas que ocupam a metade  superior da figura. Na metade inferior, o desenho de cinco pessoas. No lado esquerdo, uma pessoa de pele branca, cabelos pretos e curtos, segurando um celular e uma pessoa de pele negra, cabelos em tom lilás na altura dos ombros usando um óculos escuro. Ao centro, uma outra pessoa de tom de pele rosado, cabelos na altura dos ombros, tonalidade amarela e com os braços cruzados. No lado direito, uma pessoa de pele negra e cabelos curtos tom azul que usa óculos e uma pessoa branca de cabelos pretos e compridos que segura um copo com canudo.  Na borda inferior, as logos da Unespar, da PROPEDH e do CEDH em cor branca sobre o fundo verde.